19 de março de 2015 Inscrições no Desafio Unicamp se encerram no dia 22
Texto: Carolina Octaviano
Equipes interessadas em participar do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica 2015 – competição de modelo de negócios a partir de patentes e programas de computadores criados na Unicamp – podem se inscrever até o próximo domingo, 22. Idealizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp, o principal objetivo da iniciativa é a geração de empresas de base tecnológica a partir da propriedade intelectual da universidade. O evento é destinado a estudantes de graduação e pós–graduação e interessados em empreendedorismo tecnológico de todo país. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site do Desafio Unicamp: https://www.inova.unicamp.br/desafio/o-desafio/inscricoes/desafio
Ao longo de quatro meses, são realizados workshops, palestras e mentorias para as equipes tirarem suas dúvidas e conseguirem elaborar seus modelos de negócios. Ao final da competição, a equipe vencedora é premiada, estimulando a participação e o engajamento dos alunos. A equipe vencedora será premiada com R$ 3 mil para cada integrante, pré-aceleração na Baita Aceleradora, formação Green Belt pela Escola EDTI para cada integrante, sem custos adicionais, um troféu para cada integrante e certificado de participação como finalista para cada integrante. A equipe que conquistar a segunda colocação ganhará: mil reais e certificados para cada integrante, além de pré-aceleração na Baita Aceleradora. A equipe terceira colocada também ganhará pré-aceleração na Baita Aceleradora e certificado para cada integrante.
Esta edição do Desafio Unicamp ainda oferecerá aos participantes, além da mentoria acadêmica e empresarial – que se iniciam após a inscrição da equipe na competição- , um Workshop de Business Model Canvas (BMC) com Stephen Fleming, vice-presidente e diretor executivo do Instituto de Inovação e Empreendedorismo (Enterprise Innovation Institute) da Georgia Tech – que será realizado em 28 de março, no Expo Dom Pedro – , e um treinamento de Pitch para as equipes finalistas – no qual os participantes vão aprender a como apresentar seu modelo de negócio, em poucos minutos, a investidores e interessados.
Em 2015, patrocinam a iniciativa a Capes, a Embraer, o CNPq, a LDSoft, a Clarke, Modet & Co, a Baita, a Edti, a Village Marcas e Patentes, a PWC, a IMA, a Matera Systems, 3M, a CPFL Energia, o Banco do Brasil e o Governo Federal do Brasil. São apoiadores do Desafio Unicamp a IVP, a Unicamp Ventures, a Georgia Institute of Technology, o Núcleo de Empresas Juniores da Unicamp, a University of Florida, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a DikaJob, a Liga Empreendedora, o Wennovate Innovation Center, o CIESP Campinas, a Anjos do Brasil, a Associação Campinas Startups e a Prefeitura de Campinas.