5 de fevereiro de 2015 Animação Facial 2D e Fura Fila são expostos na Campus Party 2015
Texto e fotos: Carolina Octaviano
Por meio da parceria entre a Agência de Inovação Inova Unicamp e a organização do Campus Party Brasil 2015, participaram do primeiro dia de exposições de projetos e tecnologias na área Campus Future, os projetos Animação Facial 2D e Fura Fila, representando a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp e o Colégio Técnico de Limeira (Cotil), respectivamente. Durante o evento, os representantes de cada uma destas tecnologias tiveram a oportunidade de apresentar seu projeto para o público presente.
A tecnologia Animação Facial 2D é um sistema desenvolvido para o português que consiste em digitar qualquer texto e mostrar a síntese da animação que foi desenvolvida pela aluna de Paula Dornhofer Paro Costa e pelo Professor José Mario De Martino e esteve exposta no setor de Engenharia. “O principal diferencial da tecnologia – que permite interação com o celular, videogame, computador, entre outros eletrônicos – é que ela foi desenvolvida para a língua portuguesa”, afirma. Na opinião do Professor, o principal diferencial da exposição desta tecnologia em eventos como a Campus Party é a possibilidade de encontrar empresas que queiram dar continuidade no aprimoramento da tecnologia, para que ela chegue ao mercado. “A Universidade não faz o produto, ela oferece a tecnologia para que outros a desenvolvam e transformem em produto”, comenta. Segundo Paula -que iniciou as pesquisas para desenvolver a tecnologia durante o mestrado – a participação em eventos deste tipo é importante pois proporciona a troca de experiência. “Nós trazemos as pesquisas e recebemos o frescor da criatividade. Essa troca de experiência é bastante rica”, defende.
O aplicativo Fura Fila foi desenvolvido pensando no conforto e comodidade dos clientes de redes de fast-food. Com ele, os usuários não precisarão mais aguardar pelo pedido na área de alimentação, uma vez que disponibiliza o tempo restante para conclusão do pedido seja no smartphone ou tablet do cliente. A tecnologia foi desenvolvida pelos então alunos do Cotil Bianca de Mori, Mariela Santos e Rodolfo Poloni, com o auxílio do Professor Fernando Bryan Frizzarin, durante a realização do Programa Inova Jovem, competição de modelos de negócio voltada para os alunos dos colégios técnicos, em 2014, do qual a equipe foi a grande vencedora, pelo Cotil. “Na Campus Party, encontramos várias pessoas interessadas em adquirir a tecnologia. Realmente, é possível encontrar empresas e investidores querendo adquirir tecnologias por aqui”, aponta Frizzarin. Sobre a exposição no evento, Bianca revela que ficou surpresa positivamente com a procura por conhecer o aplicativo. “Eu não imaginava que haveria tanta aprovação e interesse de investidores, como vimos aqui”, avalia.
Nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro, a Inova também estará na Campus Future, com a apresentação de outros projetos.
Sobre a Campus Future
Espaço com projetos acadêmicos de todo o país que estão sendo desenvolvidos nos centros de pesquisa e salas de aula por alunos de graduação e mestrado. A mostra de projetos funciona de maneira interativa, com espaço para que os visitantes possam experimentar os protótipos e se divertirem com as “engenhocas” que vão desde games a um Museu Afrodigital que utiliza realidade virtual em seu desenvolvimento.
A Campus Future é uma novidade na Campus Party Brasil. Exclusiva para apresentação de projetos de estudantes universitários, tem como proposta fazer com que as pesquisas em andamento de alunos de graduação ou pós-graduação ganhem visibilidade, sejam acessadas e compreendidas por um amplo público interessado em ciência e tecnologia que circula na área aberta da Campus Party. A proposta é que, além de apresentarem seus projetos, os alunos possam aproveitar o vasto conteúdo oferecido pelo evento. No dia 7 de fevereiro, haverá uma premiação dos melhores projetos apresentados neste escopo.
A Campus Party 2015
Temática especial, novos palcos e muitas atrações que prometem fazer você entrar de cabeça nesse universo da inovação, ciência, criatividade, entretenimento digital e empreendedorismo. Quando se fala em universo, é quase o sentido literal da palavra, pois a #cpbr8 vai celebrar o 150o aniversário do livro Da Terra à Lua, de Julio Verne.
2015 também será o ano de mostrar que empreendedorismo digital e a Campus Party tem tudo a ver. Com o programa Startup 360, o evento disponibiliza conteúdos distintos para os participantes que queiram começar um negócio ou com empresas em estágios mais avançados. São 600 horas de atividades entre palestras, oficinas, workshops e atividades especiais para os campuseiros, além da área Open Campus, que traz diversas atrações gratuitas para o público.