19 de dezembro de 2014 Diretora de PI da Agência de Inovação da Unicamp é nomeada vice-coordenadora de Comitê da Anpei
Texto e foto: Carolina Octaviano
Patrícia Leal Gestic, diretora de Propriedade Intelectual da Agência de Inovação Inova Unicamp, foi nomeada vice-coordenadora do Comitê de Interação ICT & Empresa da Associaçao Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), uma entidade representativa do segmento das empresas e instituições inovadoras que atua há trinta anos no cenário nacional. Esta é a primeira vez que um membro da Unicamp é nomeado para uma posiçao nesta instituição.
Segundo Patrícia – que já acompanha os trabalhos da Anpei – sua contribuição como vice-coordenadora do Comitê será o de apoiar iniciativas que promovam a ampliação das interações, o estímulo à parceria entre Institutos de Ciência e Tecnologia, empresas e startups, visando a geração de valor e a competitividade, a partir da propriedade intelectual das ICT´s e das empresas, de forma a somar o Know-how e a expertise de cada um desses atores com o foco em inovação tecnológica.
“O propósito é incentivarmos a criação de políticas públicas e ações que ampliem a compreensão entre os stakeholders e promovam melhorias táticas tanto dentro das ICTs, quanto das empresas. A Anpei promove a interação entre todos os atores do sistema de inovação a partir do nosso Comitê, criando uma massa crítica e trocas de alto nível. É uma associação bastante representativa, compreendendo empresas que representam uma parcela bastante significativa do PIB nacional. Para a Unicamp, é positiva esta proximidade para identificarmos oportunidades que estejam alinhadas a missão da Agência de Inovação e da Unicamp”, afirma. . “
Entre as funções do Comitê de Interação ICT & Empresa estão mapear as práticas de parcerias e transferência de tecnologia existentes no Brasil, identificar oportunidades e as barreiras existentes na relação entre Instituições Científicas e Tecnológicas em diversas áreas, elencar e consolidar as macrodiretrizes que favorecem o desenvolvimento da interação entre as ICTs e as empresas, além de associar as melhores práticas de mercado mapeadas às diretrizes traçadas. “As minhas principais funções serão apoiar as iniciativas de intervenção entre Instituições e empresas e pautar discussões, buscando estar próxima ao planejamento estratégico da Anpei”, conclui Patrícia.
Sobre a Anpei
Como entidade representativa do segmento das empresas e instituições inovadoras, a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) atua junto a instâncias de governo, ao setor produtivo e aos formadores de opinião, disseminando a importância da inovação tecnológica para a competitividade das empresas e o desenvolvimento do Brasil.
A entidade é constituída por empresas que investem continuamente em pesquisa, desenvolvimento e inovação, de diversos portes e setores, sendo marcante o seu caráter multissetorial. As empresas líderes das principais cadeias produtivas do Brasil integram a Associação. Também é formada por entidades do Sistema Nacional de Inovação (SNI) que dão suporte às atividades de inovação, como universidades, institutos de pesquisa públicos e privados, federações de indústria e órgãos de governo como secretarias de governo de ciência, tecnologia e inovação e fundações de amparo à pesquisa dos Estados. Há, ainda, os sócios individuais, pessoas físicas que atuam ou têm interesse nas áreas de política e gestão de inovação.
Além da atuação política, a Associação promove a difusão da cultura da inovação. Uma de suas principais ações nesse sentido é Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, o maior evento anual sobre inovação no País. No evento, especialistas em inovação nacionais e internacionais, representantes de governo, das empresas e de instituições de ensino e pesquisa discutem os assuntos mais relevantes relacionados à inovação tecnológica.
Uma iniciativa importante da Anpei são os Comitês Temáticos, em que há reuniões mensais para debates, troca de experiência e ações estratégicas. Atualmente, o órgão apresenta seis Comitês, que são eles: Promoção da Interação ICT-Empresa; Gestão da Propriedade Intelectual; Gestão da Inovação; Promoção da relação entre grandes e micro-pequenas e médias empresas; Fomento à Inovação; e Inovação em serviços.