Terceira palestra do Sebrae encerra ciclo sobre empreendedorismo

Texto e fotos: Bianca Ribeiro

Foi realizada na última quarta-feira, 12 de novembro, a terceira e última palestra oferecida pelo Sebrae Campinas e organizada pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), encerrando o ciclo que tratou sobre os temas empreendedorismo e desenvolvimento inicial de uma empresa. O evento foi voltado para os empreendedores das startups incubadas na Incamp.

Neste último encontro, Maria Paula Castro abordou as principais razões para o fechamento de empreendimentos nos primeiros anos, o comportamento empreendedor e os diferentes conceitos de empreendedorismo.

A fala da especialista teve embasamento em um estudo realizado pelo Sebrae, que revela que os principais motivos para a não sobrevivência de uma empresa nos primeiros anos são a falta de planejamento prévio, a má gestão empresarial e a falta de um comportamento empreendedor. De acordo com Maria Paula, estes motivos são uma consequência da má preparação do empreendedor, fato que poderia ser evitado.

Em seguida, foram apresentados os dez comportamentos empreendedores, divididos nas categorias “conjunto de realização”, “conjunto de planejamento” e “conjunto de poder”. Com isso, os incubados discutiram as diferenças entre um empresário de sucesso e um empreendedor, tendo em vista a importância das ideias de impacto na sociedade e da inovação. “O empreendedor só é empreendedor quando está inovando”, explica Maria Paula.

Na terceira parte da palestra, foram apresentados alguns conceitos sobre o empreendedor, que foram definidos por autores de diversas épocas e foi apresentada também uma nova modalidade de empreendedorismo, que se baseia na cópia de outros negócios de sucesso e que ocorre quando há uma inovação no modelo de negócios ou na adaptação de um negócio para o contexto de um outro país ou região. 

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.