Campinas é sede de encontro de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo

Texto: divulgação

Nos dias 12 e 13 de Novembro, Campinas vai receber mais uma edição do Inova Campinas, inciativa criada pela Fundação Fórum Campinas – entidade formada pelos dirigentes de diversos Institutos de Pesquisa Tecnológica localizados na região de Campinas. Neste ano, o evento é realizado pela Unicamp, por meio da reitoria e do Instituto de Química, em parceria com o Fórum, e tem o intuito de promover a utilização intensiva de Ciência, Tecnologia e Inovação como principais meios indutores do aumento da competitividade em favor do desenvolvimento sustentado. A iniciativa visa aproximar e envolver os principais atores regionais para pensar, discutir e definir ações estratégicas em favor do desenvolvimento regional.

O evento conta ainda com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, do CIESP, entre outras entidades.

Durante o Inova Campinas, dois palestrantes internacionais irão discutir o papel da Universidade no desenvolvimento regional. John Goddard, da Universidade de Newcastle (Reino Unido) faz a palestra “Universidades, Inovação e Desenvolvimento Regional Urbano: Desafios, Tensões e Oportunidades”. Já Jose Gines Mora, do Instituto de Educação da Universidade de Londres, falará sobre “Parcerias universidade-empresa: experiências internacionais e perspectivas”.

O evento também conta com iniciativas de promoção ao empreendedorismo. No dia 13 de novembro, o evento será   palco da Final regional do Desafio Brasil, competição que recebeu cerca de 200 inscrições de empresas nascentes da região. Neste mesmo dia também será oferecida mentoria gratuita para empresas startups interessadas em receber aconselhamento em áreas como: Gestão de Finanças, Marcas e Patentes, Estratégia de Mercado & Expansão e Importação, entre outras. No escopo do Inova Campinas, a mentoria é constituída por uma série de conversas de até 30 minutos com profissionais altamente especializados no assunto tratado. Estão previstos 12 mentores que atenderão com hora marcada. Portanto, os interessados devem se inscrever para receber a mentoria pelo site do evento. http://inovacampinas.org.br/

INOVA CAMPINAS
Dias 12 e 13 de novembro
Local: Expo D Pedro