3ª Conferência Campinas Startups reforça potencial tecnológico da região

Com o objetivo de fomentar negócios, incentivar o networking entre startups e fortalecer ainda mais o potencial tecnológico da Região Metropolitana de Campinas (RMC), reconhecidamente como um dos maiores polos de tecnologia do Brasil, Campinas recebeu no último dia 19 de setembro a 3ª Conferência Campinas Startups, realizada no auditório do CpQD. Organizada pela Associação Campinas Startups e com patrocínio da Endered, do CpQD e Prefeitura Municipal de Campinas, o evento contou com a participação de mais de 250 pessoas entre empresários e profissionais do setor, e apresentou como tema “Cultura e Comportamento Empreendedor: Falhas ajudam a alcançar o sucesso?”.

As startups são empresas nascentes com crescimento acelerado, de base tecnológica e que, na maioria das vezes, oferecem ao mercado um produto inovador. “O evento cumpriu o seu papel, que foi desmistificar as “falhas” no caminho de sucesso do empreendedor. Os cases e conteúdos apresentados e debatidos foram muito proveitosos. Tenho certeza que agregou muito conhecimento a todos que participaram. Também é importante salientar o networking e possibilidade efetiva de negócios promovida pelo evento”, afirma o presidente da Associação Campinas Startups, Wilson Campanholi.

Palestras e mesas-redondas

De acordo com o CEO da ClearSale e um dos palestrantes da 3ª Conferência Campinas Startups, Pedro Chiamulera, um dos grandes desafios do empreendedor é justamente um dos atrativos que levam as pessoas a buscarem o caminho do empreendedorismo: a grande carga de responsabilidade pelos rumos do negócio. “Em última instância, a responsabilidade de todas as decisões da empresa é do dono do negócio e a integridade do profissional faz a diferença. O que sustenta um negócio é a cultura corporativa, que é aquilo que é falado, e principalmente, dado como exemplo”, afirma o CEO.

Já um dos criadores do fenômeno infantil Galinha Pintadinha, Juliano Prado, apresentou como foi o surgimento do negócio e deu algumas dicas para os empreendedores: “É preciso sonhar alto, mas gastar pouco, de acordo com as possibilidades financeiras do negócio. Além disso, não ficar preso às planilhas, que aceitam todos os números. É preciso fazer acontecer”, sentenciou Prado.

Durante o encontro, os participantes também puderam ouvir as experiências de executivos como Antonio Marcon, da Samsung; Fabricio Saad, Diretor da Endered, Pedro Chiamulera, CEO da ClearSale; Robinson Shiba, fundador da rede China in Box; Rodrigo Barros, da HandsOn.TV e Reinhold Steinbeck e Edgard Stuber, fundadores da Into Action.

Também foram apresentados cases de sucesso de startups. Rui Miadaira, da Carreira Beauty; plataforma de empregos, cursos e conteúdo para o mercado de beleza e bem-estar; Edmar Ferreira, da Rock Content, startup voltada ao marketing de conteúdo; Frederico Rizzo,  fundador e criador do Broota; empresa pioneira em equity crowdfunding no Brasil, Joseph Henri Bregeiro, fundador da Widbook, comunidade colaborativa de e-books; e Rafael Cunha, do site Descomplica, maior sala de aula online do mundo, mostraram para os participantes como foi a trajetória de cada uma das empresas.

O homenageado do evento foi Ernesto Haberkorn, fundador da TOTVS, que fechou a 3ª Conferência Campinas Startups com a apresentação da palestra “Dicas de como chegar lá”.

Sobre a Associação Campinas Startups

A Associação Campinas Startups (ACS) é uma entidade sem fins lucrativos que iniciou suas atividades em 2010 e que, desde então, tem mudado a vida de seus associados e do ecossistema na qual está inserida. Atualmente são mais de 40 startups associadas que carregam a chancela da ACS de que aquele modelo de negócio tem um grande potencial e desfrutam de todo o suporte no período inicial da empresa.

Fruto da união entre empreendedores de empresas de base tecnológica localizadas na Região Metropolitana de Campinas (RMC) – que detectaram a inexperiência com aspectos essenciais de gestão e negócios como sendo um dos maiores fatores de mortalidade deste tipo de empreendimento –, a ACS foi criada para que os associados possam compartilhar experiências e conhecimentos e assim elevar o grau de maturidade das empresas.

Fonte: RAC (Rede Anhanguera de Comunicação)

 

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.