Lançada nova edição da competição UFMG Challenge

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lançou, no último dia 5, o UFMG Challenge, competição de planos de negócios de base tecnológica e/ou inovadora que visa fomentar, entre os alunos de universidades brasileiras, o espírito empreendedor.

A competição, que está em sua segunda edição, será realizada nos dias 15, 16 e 17 de outubro no Departamento de Química da UFMG e fará parte da programação da Semana do Conhecimento. Serão elegíveis projetos que ainda estão no papel ou que estão em estágio inicial de negócio, desde que não possuam faturamento. Equipes de até cinco alunos podem se inscrever.

A competição se divide em quatro categorias, com seis equipes em cada: tecnologia da informação, tecnologia de base, tecnologia para indústria e tecnologia de alimentos, com projetos focados na agricultura sustentável. Para fazer a inscrição e obter mais informações sobre a competição, acesse o site.

Os três primeiros lugares serão premiados com 100, 30 e 20 horas de consultoria jurídica de negócios, respectivamente, e o primeiro lugar ainda terá vaga no MIT GSW 2015 (Global Startup Workshop).

Além disso, a equipe vencedora do desafio de tecnologias de alimentos também conquistará vaga na final do prêmioNovos Talentos para a Agricultura Sustentável, em novembro: o vencedor do Novos Talentos leva R$ 30 mil. Mais informações no site do prêmio.

Aluir Dias Purceno, coordenador de empreendedorismo e incubação de empresas no CTIT/UFMG, destaca a importância de premiações como essa. “O nosso aluno não é preparado para ser empreendedor, ele é preparado para ser o funcionário do mês. Então a competição tem o propósito de ajudar o aluno a perceber que existem outras opções de carreira além de simplesmente ser empregado de uma grande empresa. Ele pode ser dono do próprio negócio, gerar empregos, riqueza”.

Aluir lembra que a universidade está acostumada a transformar riqueza em conhecimento, mas que importante também trilhar o caminho inverso, transformando conhecimento em riqueza. “Isso gera desenvolvimento para o país. A universidade é o berço do conhecimento, e é a partir do conhecimento que o país consegue se desenvolver em suas várias vertentes – inclusive em relação ao desenvolvimento econômico”, defende.

A competição UFMG Challenge: da ideia ao negócio é realizada pela Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT), por meio de seu núcleo de empreendedorismo (CTIT Empreender), e neste ano tem o apoio do Fórum do Futuro, da Fundepar e do Sistema Mineiro de Inovação (Simi).

FONTE: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)