12 de agosto de 2014 Tecnologia utiliza gamificação para acompanhar equipes de vendas
A Solvian, empresa brasileira líder em soluções para gestão de operações em tempo real, traz ao mercado a primeira plataforma em formato de game para controlar atividades de equipes de campo em marketing de varejo do país. Com investimento de R$ 1 milhão, a solução, chamada de “Trade Rally”, foi desenvolvida em oito meses, em parceria com a Opusphere, startup especializada em gamificação e que faz parte do Núcleo Softex Campinas.
A plataforma Trade Rally é uma aposta em um modelo de gestão em tempo real e gratificação instantânea, baseado na motivação, engajamento e na meritocracia. A solução estimula a adesão às ferramentas de gestão para controle de atividades de equipes que atuam nos pontos de venda, como supermercados e outros comércios com demonstração de produtos.
Com interface inovadora, o software funciona como um aplicativo para smartphones e remete a um game ou a uma rede social. O dispositivo transforma as tarefas diárias de equipes de campo em desafios e missões que levam ao acúmulo de pontos. As tarefas e pontuações são customizáveis de acordo com a preferência da empresa contratante. Posteriormente, aqueles que se destacam no ranking da equipe recebem prêmios.
“Atualmente o turnover em trade marketing é alto, (aproximadamente 10% ao mês). Por isso nossa prioridade foi unir elementos que façam o público – formado em geral por jovens da geração Y – se engajar e aderir ao uso de ferramentas de mensuração das atividades”, explica Benedito Fayan, o diretor-geral da Solvian, de cuja expectativa é de que, nos próximos meses, mais de 2 mil pessoas estejam utilizando a ferramenta, uma vez que a gamificação é uma forte tendência no mercado corporativo.