Desafio convida universitários a responderem problemas do mundo empresarial

Texto: Carolina Octaviano

A RedEmprendia, rede universitária ibero-americana que visa promover a transferência de conhecimento, o desenvolvimento tecnológico, a inovação e o empreendedorismo responsável e que é composta por 24 universidades ibero-americanas, lançou o Desafio Millenials, que pretende despertar o espírito empreendedor dos jovens universitários a partir da busca por soluções inovadoras a problemas e desafios reais propostos por empresas.

Com isso, os estudantes têm a oportunidade de resolver casos reais de grandes empresas, aproximar-se do mundo corporativo, transferir o conhecimento adquirido nas salas de aulas para as empresas, incentivo ao trabalho em equipe, além de adquirir competências em relações internacionais e multidisciplinares.

Participam do Desafio Millennials, que está na primeira edição, as empresas: o Banco Santander, a Isban Engenharia de Software Bancário – pertencente ao grupo Santader -, a Plexus Tecnologia – especializada em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) – e a Sonae – empresa de retalhos de Portugal.

As empresas mencionadas anteriormente propõem os seguintes desafios: quais os APPs do futuro para os universitários, na qual os participantes deverão definir, conceber e desenvolver aplicativos móveis que forem atraentes e úteis aos jovens universitários; como deve ser a banca online para a Geração Millenials, em que os estudantes devem visar não apenas os serviços a oferecer mas também a forma como devem ser utilizados aproveitando várias tecnologias, como site, móvel, tablete e novos dispositivos; Quais serviços inovadores os estudantes universitários procuram, propõe aos participantes a identificação de novos serviços para universitários e a concepção de uma plataforma, utilizando tecnologias como dispositivos móveis, quiosques multimídia e etc; e Como a Sonae-Zippy pode conquistar o mercado latino- americano, onde os participantes deverão auxiliar a Sonae a posicionar a marca Zippy no Brasil, Chile, Colômbia, México e Argentina, devendo também estudar preços, identificar a concorrência e definir um modelo de negócio para essa expansão.

Interessados podem se inscriver até 28 de julho deste ano, individualmente ou em grupos de 3 a 5 pessoas, pelo site do programa. A RedEmpredia vai selecionar cinco equipes para cada desafio, conforme o perfil e a nacionalidade dos estudantes, que vão trabalhar online na sua proposta durante três meses, contando com a supervisão de um tutor de cada empresa. As melhores soluções de cada um dos desafios vão receber um prêmio de 3 mil euros.