30 de maio de 2014 Abertas inscrições para linhas de apoio do Spin 2014
Texto: Carolina Octaviano
O Spin 2014, que apresenta linhas de fomento para diversos tipos e estágios de atividades empreendedoras e é uma das iniciativas da RedEmprendia, que reúne universidades de países ibero-americanos e da qual a Unicamp faz parte, está com inscrições abertas para três linhas de apoio: Model2Market, IdeUp e SmartMoney4Stars, cada uma voltada para uma etapa empreendedora específica – que pode ser desde uma ideia até um modelo de empresa ou negócio. Em busca de fortalecer o empreendedorismo em diversas fases de desenvolvimento, o programa Spin 2014 vai promover também um encontro internacional que acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro, na cidade do México.
A linha de apoio IdeUp auxilia os interessados a transformar uma ideia em empreendimento. Para isso, o programa vai selecionar até 30 ideias, conforme o grau de inovação e seu potencial de impacto social e econômico, auxiliando os participantes transformá-las em realidade, uma vez que as melhores ideias poderão ser desenvolvidas e até mesmo transformadas em protótipo. As três melhores ideias serão escolhidas por um júri e receberão 5 mil dólares cada. Interessados podem se inscrever até 2 de junho.
O SmartMoney4Stars, que está com inscrições abertas até 14 de julho, é o programa que disponibiliza financiamento para startups e spinoffs universitárias, ajudando-as a levar seus produtos para o mercado. O objetivo principal desta linha é dar apoio às novas empresas na busca por parcerias e capital, promovendo a aproximação entre empreendedores e investidores durante o Spin 2014.
Já o Model2Market vai ajudar a levar os modelos de negócio para além da universidade, sendo selecionados até 20 modelos com alto potencial inovador e levando os escolhidos para participar de oficinas com especialistas, além de proporcionar a oportunidade de validar o modelo de negócio diante de um júri internacional.
As seis equipes finalista desta edição Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica, competição de modelos de negócio a partir de tecnologias oriundas da universidade, vão ser inscritas no Model2Market, podendo ser escolhidas para irem ao México, apresentar um PITCH para um júri composto por membros de outros países e concorrer a prêmios no valor de 10 mil, 20 mil e 30 mil, para os três melhores modelos de negócio, respectivamente.