Inova divulga relatório sobre parceria com Universidade de Cambridge

Texto: Carolina Octaviano

A Agência de Inovação Inova Unicamp disponibiliza o relatório sobre as atividades desenvolvidas dentro do escopo da parceria com o Cambridge Enterprise, escritório de transferência de tecnologias da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. A parceria teve duração de três anos e foi viabilizada pela Rede Britânica de Ciência, com o intuito de fortalecer a troca de experiência e de conhecimento entre estes dois importantes clusters de inovação.

A Inova e o Cambridge Enterprise executaram, em parceria, os projetos: o Global Partnership Project – que visa promover a inovação e a criação de novos negócios no Brasil, além de explorar oportunidades de colaboração em pesquisa entre as duas universidades – e o Intellectual Property Commercialization – que investiga as barreiras à comercialização de Propriedade Intelectual (PI) no Brasil e os programas para estimular a inovação e o comércio de tecnologias patenteadas.

A colaboração entre a Inova e o Cambridge Enterprise teve início em 2011, ocasião em que o Departamento de Ciência e Inovação do Reino Unido, com apoio do Consulado Britânico no Brasil, prospectou universidades brasileiras que estivessem interessadas em firmar parcerias em ciência e inovação.

“Apesar da parceria inicial focar nas áreas de gestão da inovação, no escopo da universidade, e de capacitação em propriedade intelectual e empreendedorismo para alunos e docentes, consideramos que os projetos cumpriram uma função muito mais completa”, afirma o Professor Milton Mori, diretor executivo da Inova.

“A Universidade de Cambridge, com financiamento do Foreign & Commonwealth Office do Reino Unido, decidiu estabelecer relações exemplares, estratégicas e de longo prazo com a Unicamp e outras universidades brasileiras. O relatório é um panorama sobre o que fizemos ao longo dos últimos três anos”, completa Shirley Jamieson, diretora de marketing do Cambridge Enterprise.

O relatório está disponível na íntegra aqui