Gamificação pode ajudar empresas a trabalhar a competição de forma saudável

A Opusphere, startup especializada no assunto e que faz parte do núcleo Softex, lançou em setembro passado o Wannadoo, um sistema que tem como objetivo oferecer uma nova abordagem na gestão de processos internos de empresas. A nova solução, oferecida via internet, apresenta uma linguagem visual baseada em games e busca trazer para dentro das empresas este universo familiar aos novos profissionais que chegam agora ao mercado de trabalho.

A solução já conta com clientes como Algar Tech. Após 6 meses do lançamento, a Opusphere desenvolveu a pedido dos clientes uma nova funcionalidade para a ferramenta que permite à empresa saber a qualquer momento quais são seus colaboradores mais engajados, mais motivados e reconhecê-los por isso.

Alexandre Olivieri, CEO da Opusphere, diz que a competição não deve ser vista necessariamente por um prisma negativo: “Mesmo na competição os participantes precisam cooperar com as regras: existe um acordo mútuo de cooperação que governa a competição. Os hormônios que nos levam a competir são os mesmos que nos levam a cooperar.”

“No lançamento da solução nos preocupamos em minimizar o aspecto competitivo, justamente pelo senso comum de que a competição pode ser prejudicial para a equipe. O fato de nossos próprios clientes perceberem e solicitarem alguma forma de evidenciar uma disputa saudáveldentro do Wannadoo, nos deixou mais confiantes na solução e certos de que nossos clientes já perceberam o valor de uma competição saudável.”, completa Olivieri.

A nova funcionalidade agradou aos clientes: “A criação desta funcionalidade nos ajudou a facilitar a comunicação dos leaderboards. Na Sensedia, mensalmente temos uma reunião onde algumas dessas estatísticas e leaderboards são apresentados. Agora, a qualquer momento, as pessoas podem consultar isto no Wannadoo. Ficou muito bacana!”, diz Kleber Bacili, CEO da Sensedia.

 

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.