Inova promove segundo encontro com Líderes de Inovação

Texto: Carolina Octaviano

Foto: Isaías Teixeira

A Agência de Inovação Inova Unicamp realizou o segundo encontro com os líderes de inovação das unidades de ensino e pesquisa da universidade, no dia 23 de abril. O evento, que foi realizado nas dependências da Inova, contou com a presença de Stephen Fleming, vice-presidente e diretor executivo do Instituto de Inovação e Empreendedorismo  da Georgia Tech. Fleming se reuniu com os líderes de inovação para discutir novas formas de se promover inovação e empreendedorismo a partir de tecnologias da universidade.

O programa “Líder de Inovação”, lançado em outubro do ano passado, tem o objetivo de intensificar a comunicação entre a Inova e os Institutos e Faculdades da Unicamp, no qual o docente, que é também o Líder de Inovação, possui conhecimento das atividades relacionadas à gestão da inovação na Unicamp e apresenta intenso contato com a Agência de Inovação. Por meio do programa, o professor que atua como Líder de Inovação é periodicamente informado sobre as novidades da área, atuando como difusor dessas informações junto a seu instituto ou faculdade e facilitando o contato entre os docentes e a Agência de Inovação.

“Temos, em cada uma das unidades, um professor que se interesse pelo tema de inovação e pelas atividades de transferência de tecnologia e eles são o ponto focal da unidade, na qual passamos as informações em primeira mão e para quem falamos sobre os novos programas existentes na Agência”, afirma Patrícia Leal Gestic, diretora de Propriedade Intelectual da Inova, e que realizou a abertura da reunião com os líderes.

A diretora de PI trouxe dados e abordou questões relacionadas à gestão da inovação e transferência de tecnologia, aos programas da Agência, além de trazer um balanço das atividades realizadas pela Inova e de falar sobre os editais de financiamento que estão abertos no momento. Entre os desafios do programa, de acordo com Patrícia, está a necessidade de levar o programa Líder de Inovação a todos os Institutos da Unicamp. “Nós temos, hoje, algumas unidades já com líderes de inovação e a ideia é que estendamos o programa para todas as unidades”, revela. Depois da apresentação de Patrícia, os líderes participaram de uma conversa em que puderam contar sobre as ações e iniciativas realizadas por suas respectivas faculdades no âmbito de inovação e transferência de tecnologia.

De acordo com o Professor Luiz Meloni, Líder de Inovação da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), a Inovação e a Transferência de Tecnologia são assuntos de extremo interesse dentro de uma Universidade, fato que atualmente pode ser observado também em outras instituições de ensino, ao redor do mundo. “Na FEEC é muito importante o estabelecimento de Centros de Pesquisa e Inovação que possam fazer, então, novos projetos, que tenham o envolvimento de alunos de graduação nessas pesquisas. Nós acreditamos que isso é fundamental hoje em dia”, aponta.

Conheça quem são os líderes de inovação em: https://www.inova.unicamp.br/node/3034