7 de abril de 2014 Evento busca divulgar o "BNDES Solução Tecnológica"
Texto: Carolina Octaviano
No próximo dia 16 de abril, às 14 horas, a Agência de Inovação Inova Unicamp, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), realiza um encontro no Auditório 2 da Agência para Formação Profissional da Unicamp (AFPU), com o objetivo de divulgar e apresentar as particularidades e como será o funcionamento do “BNDES Soluçâo Tecnológica”, um novo produto que está sendo desenvolvido para apoiar as atividades de inovação tecnológica no país.
Com lançamento previsto para o segundo semestre deste ano, o novo produto irá atuar no financiamento às empresas de qualquer porte, região e setor do país, que queiram adquirir soluções tecnológicas ofertadas por universidades e centros ou instituições de base tecnológica. O “BNDES Solução Tecnológica” será voltado para o financiamento de tecnologia, visando à atividade de fornecimento das tecnologias amparadas ou não pelo direito de patente. Vale salientar que, no caso de tecnologias patenteadas, o BNDES apenas irá financiar contratos não exclusivos de licenciamento.
Entende-se por soluções tecnológicas os serviços de aplicação de uma tecnologia orientados a satisfazer as necessidades de criação/modificação de produto ou processo de produção na instituição demandante, na qual a parte tomadora do financiamento serão as empresas que pretendem adquirir as soluções tecnológicas, enquanto as instituições fornecedoras serão a parte recebedora dos recursos do financiamento. Para que operacionalizar o produto, os fornecedores de tecnológico, assim como o portfólio das soluções tecnológicas, deverão estar credenciados no BNDES.
Para estar apta a receber o financiamento do BNDES, a tecnologia deverá: estar disponível para aplicação imediata – ou seja, estar pronta para ser utilizada no mercado -; e apresentar nível de adaptação às características do produto ou processo do solicitante da solução tecnológica, devendo ser adaptada para as necessidades de cada cliente, no caso de uma mesma tecnologia. Já a instituição compradora da solução tecnológica deve ser capaz de operar a tecnologia recebida, devendo possuir autonomia acerca da fabricação do produto ou operacionalização do processo de produção.
Para se inscrever no evento, acesse aqui.