13 de março de 2014 Aceleradora de Campinas anuncia as dez empresas selecionadas para o programa em 2014
A Aceleradora de Campinas, uma parceria entre o Núcleo Softex Campinas e a Prefeitura Municipal da cidade, divulgou na sexta-feira, 7 de março, as 10 empresas que passarão pelo processo de aceleração durante o ano de 2014. O anúncio foi feito pelo vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, em evento realizado no Salão Vermelho da Prefeitura.
De acordo com Edvar Pera Jr., diretor executivo do Núcleo Softex Campinas, o processo seletivo foi marcado pelo alto nível dos projetos. “A qualidade das iniciativas apresentadas são uma prova do potencial de Campinas como polo gerador de tecnologia. Tenho certeza que a aceleração será fundamental para que estas empresas se consolidem no mercado em que atuam”, afirma Edvar.
Conheça as 10 empresas selecionadas:
• DSPGeo – desenvolve soluções para a construção de modelos de velocidade em processamento de dados sísmicos, visando atender à demanda de geração de imagens do subsolo para descoberta e monitoramento de reservatórios de hidrocarbonetos do setor de exploração de petróleo e gás.
• EmergiNet – oferece soluções próprias de Big-Data Analytic no modelo SaaS (“Software as a Service”) para implementação na infraestrutura de clientes ou na nuvem. A grande aposta da empresa é oferecer uma plataforma de gestão de logs big-data com técnicas de computação em nuvem.
• Iplantão – Software web-based de gestão de escalas em estabelecimentos de saúde, além do banco de profissionais e vagas. Permite, por exemplo acessar o banco de dados dos profissionais cadastrados, gerir as escalas de plantões e gerar relatórios administrativos e financeiros.
• New Software – Gabaritar é o nome da solução de software da empresa New Software. Tem como objetivo ser uma plataforma multisserviço de avaliação educacional e distribuição de conteúdo de modo a acelerar e potencializar a conquista de um objetivo educacional, seja ele estudantil ou acadêmico, pessoal ou profissional
• ODYSCI – os sistemas da Odysci se conectam aos vários repositórios de conhecimento da empresa – sejam eles bases de dados, forums, wikis, sistemas de arquivos, sistemas de controle de versão, CRMs, ERPs, emails, etc – e indexam as informações estruturadas ou não, permitindo que aplicações customizadas sejam desenvolvidas.
• Quadex Technology – oferece o único equipamento no mundo que esteriliza RSS por micro-ondas onde a presença de metais é permitida. Define automaticamente o melhor programa de tratamento ou permite programações específica para esterilização de bolsas de sangue e material congelado.
• Quasar – o software ajuda o paciente a se lembrar do horário dos medicamentos, calcular dietas e doses de insulina, controlar a glicemia e a alimentação, além de acompanhar pacientes pela internet, e põe a disposição da equipes de saúde os dados em gráficos e tabelas especialmente desenhados para facilitar a análise clínica, entre outros.
• uDEV – é um sistema de gerenciamento em tempo real de ocupação de vagas para carros. Os componentes principais do sistema são os sensores sem fio e os repetidores responsáveis pela recepção do sinal e transmissão desses dados para os outros equipamentos, como o painel indicativo e o gateway com a internet.
• VeRSis – oferece um banco de arquivos de curvas características de placas eletrônicas de vários segmentos que tem como objetivo prover aos profissionais que atuam com reparo eletrônico um grande acervo de placas boas virtuais. Estes modelos, utilizados em conjunto com os Localizadores de Defeitos da VerSis, tornam a manutenção eletrônica uma tarefa muito menos complicada do que as técnicas tradicionais que hoje são utilizadas.
• Zelox – a plataforma de sistemas é capaz de analisar transações financeiras (por exemplo, cartões de crédito) gerando alertas de suspeita de fraudes com base no perfil de uso do portador do cartão. Também são analisadas transações não monetárias, tais como troca de endereço de correspondência, troca de senhas entre outras para correlacionar com as transações financeiras com a finalidade de aumentar a precisão do alerta.
Sobre o Núcleo Softex Campinas
O Núcleo Softex Campinas é uma entidade que reúne empresas de software de Campinas e do interior do Estado de São Paulo. Sem fins lucrativos, atua como elemento centralizador de um ecossistema de mais de 400 empresas e entidades, além das 140 empresas associadas localizadas em Campinas e que atuam nacionalmente.
Com uma história de apoio às empresas de software, o Núcleo realiza ações de fomento ao desenvolvimento sustentado das empresas de TIC nas áreas de qualidade, exportação, capacitação e formação de capital humano, busca de recursos financeiros (reembolsáveis e não reembolsáveis) e incubação de empresas nascentes.
O Núcleo Softex Campinas tem como fundadores a Prefeitura Municipal de Campinas, a Unicamp e a Associação das Empresas de Software de Campinas, e atua em prol do desenvolvimento do setor tecnológico.