Financiadores expõem operações com empresas em early stage na Incamp

Texto e foto: Camila Kater

No dia 21, o auditório da Incamp foi espaço para mais um encontro envolvendo empreendedorismo. Esta foi a vez dos financiadores da Baita, da IVP (Inova Ventures Participações), da HBS Alumni Angels Association e da Unicamp Ventures discorrerem sobre como agem as empresas financiadoras onde trabalham.

Representando a Baita, Renato Toi ilustrou seu discurso mostrando um gráfico do ciclo de financiamento de startups segundo o modelo americano. Toi ressaltou a dificuldade existente no Brasil de se arrecadar dinheiro na fase inicial de uma empresa, denominada vale da morte. Por outro lado, afirmou que a grande concentração de startups de Barão Geraldo, provoca atração de financiamento. Alexandre Neves enfatizou o papel da IVP (Inova Ventures Participações) em relação ao investimento anjo ao falar “Ajudamos as startups a saírem do vale da morte, diminuindo seu potencial de risco”.

Magnus Arantes da HBS Alumni Angels Association afirmou que sua empresa investe em startups em estágio inicial com grande potencial de crescimento e que além de investir, ela participa no planejamento das empresas. No que se refere ao tempo de espera do financiamento, Arantes afirmou: “O processo de investimento é muito lento e dura no mínimo 3 meses. Observamos que a maioria leva em torno de 6 meses para acontecer”. Arantes sugere às startups que precisem de capital imediato que procurem investimentos em bancos.