Empreendedores da Unicamp se reúnem com representante da AES Brasil

Encontro teve como objetivo conhecer o trabalho de empresas incubadas e graduadas da Incamp que tenham produtos ou serviços inovadores

Texto e fotos: Natasha Szejer

Denis e Raphael da DPR Engenharia em conversa com Guilherme

O gerente de programa de P&D (pesquisa e desenvolvimento) da AES Brasil, Guilherme Favaron, esteve nesta quarta-feira (5) em contato com empreendedores da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp). Esta é a segunda vez que ele visita a Incamp neste ano. O objetivo foi conhecer o trabalho de empresas incubadas e graduadas da Incamp que tenham um produto ou serviço recém lançados ou que estão para serem lançados no mercado nas áreas de energia e segurança. “O projeto investe em empresas nascentes e estimula novos negócios, o que amplifica o sucesso e passa a trazer uma nova solução ou produto para o mercado,” explicou Guilherme.

Bruno, da Solstício apresentou as placas que a empresa utiliza

O projeto de P&D da AES Brasil está em busca de tecnologias que auxiliem na redução de custos operacionais de geração e operação e energia, na melhora da segurança da energia e no aumento de receitas para reduzir o furto, as perdas e inadimplência. Para cumprir este papel, o grupo tem constante contato com as principais universidades e incubadoras para adquirir tecnologias nessas três linhas e auxiliar no desenvolvimento.

Jusué da Expertise-Eng e Guilherme da AES Brasil

Participaram do encontro na Unicamp as graduadas DPR Engenharia e Expertise-Eng (antiga Elektropack), além da incubada Solstício Energia. Durante a conversa com o representante da AES Brasil, as empresas apresentaram soluções desenvolvidas com o objetivo de comercialização e inserção no mercado por meio da AES Brasil. Rafael de Paula, gerente da Incamp, explica que “o principal objetivo do encontro é auxiliar as empresas da Incubadora no processo de desenvolvimento e aproximá-las do mercado”.

Rafael de Paula, gerente da Incamp

Sobre a AES Brasil

A AES Brasil atua no setor elétrico brasileiro com empresas de geração, comercialização e distribuição de energia. Fazem parte do Grupo duas distribuidoras, AES Eletropaulo e AES Sul, e duas geradoras, AES Uruguaiana e AES Tietê. Juntas, as empresas respondem por 12,5% da energia distribuída e 2,2% da capacidade instalada no País. Todas as empresas do Grupo AES Brasil, exceto a AES Sul, que é totalmente controlada pela AES, integram a holding Companhia Brasiliana de Energia, formada pela AES Corp. Saiba mais: http://www.aesbrasil.com.br/ogrupo/conteudo/aesnobrasil

Sobre a Incamp

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) é um ambiente que estimula a criação e protege o desenvolvimento de novas empresas de base tecnológica por meio da oferta de infraestrutura e de capacitação tecnológica e gerencial para novos empreendedores. Como a Incamp está localizada dentro da Unicamp, as empresas incubadas se beneficiam da proximidade dos laboratórios e dos recursos humanos da Universidade e de um ambiente inovador, propiciado pela atuação em rede da Agência de Inovação Inova Unicamp. Conheça as empresas graduadas e incubadas da Incamp acessando https://www.inova.unicamp.br/incubadora.