Professores Milton Mori e Oswaldo Massambani são indicados coordenadores da Rede Inova São Paulo

Texto: Adriana Arruda
Fotos: Mayra Cioffi

O professor Milton Mori, diretor executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, foi indicado coordenador executivo da Rede Paulista de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia – Inova São Paulo. A vice-coordenadoria executiva da Rede foi assumida pelo professor Oswaldo Massambani, diretor do Centro Paula Souza. As nomeações foram realizadas após votação de representantes dos institutos envolvidos na Rede nesta quinta-feira (28), às 11h, na Faculdade de Engenharia Química da Unicamp.

A Rede Inova São Paulo dará continuidade ao trabalho de consolidação de padronização de metodologia de proteção e transferência de tecnologias de Núcleos de Inovação Tecnológica – NITs do Estado de São Paulo, fomentado no âmbito do projeto Inova São Paulo – implantado de dezembro de 2009 a maio de 2012. Esse projeto estimulou a criação da Rede ao possibilitar a intensificação da relação entre as instituições participantes. A Rede funcionará como um canal de interlocução para o entendimento da propriedade intelectual, padronização de procedimentos e formatação de políticas para a comercialização de tecnologias geradas por essas instituições.

De acordo com o professor Mori, a Rede tem como missão fortalecer a cooperação entre as instituições de pesquisa no Estado de São Paulo em todos os aspectos relacionados à propriedade intelectual e inovação, promovendo assistência mútua para a consolidação de ações de gestão. “Os NITs já consolidados como os da Unicamp, USP, Unesp, UFSCar e Paula Souza podem oferecer capacitação e treinamento, ampliando a sinergia entre as instituições participantes”, ressaltou.

Fazem parte da Rede Inova São Paulo a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), a União, Ministério da Defesa, por intermédio do comando da Aeronáutica, representada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI).

Além disso, estão fazendo adesão à Rede os institutos Butantan, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Centro Paula Souza, Mackenzie, Instituto Adolfo Lutz, Instituto Dante Pazzanese, Instituto de Saúde, Instituto Lauro de Souza Lima, Instituto Pasteur, Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) e Universidade Federal do ABC.