Investimento anunciado pela Lenovo na Unicamp será o maior aporte em P&D feito por uma empresa na história da Universidade

Texto: Vanessa Sensato

Parque Científico e Tecnológico da Unicamp

“Os US$ 100 milhões a serem investidos em P&D pela Lenovo em parceria com a Unicamp nos próximos 5 anos constituem o maior aporte feito por uma empresa em P&D na Universidade”, afirmou o professor Milton Mori, diretor executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp. A empresa fez o anúncio no último dia 18.

Mori explica que a concretização do projeto entre a Lenovo e a Unicamp foi resultado de uma negociação que se intensificou no final de maio deste ano, e que contou com a participação ativa da reitoria e o envolvimento direto de diversos setores da Inova, como a diretoria do Parque Científico e Tecnológico e a diretoria de Parcerias e os setores de comunicação e contratos. A Prefeitura de Campinas e o Governo Estadual, por meio da Investe São Paulo, a Agência Paulista de Investimentos e Competitividade, também foram essenciais na tomada de decisão da empresa.

O apoio da reitoria da Universidade à negociação foi importante para a corroboração do interesse mútuo, entre empresa e universidade, em estabelecer a parceria. “A parceria com a Lenovo traz para a Unicamp a oportunidade de conferir ainda mais qualidade à formação de recursos humanos. O ambiente de inovação e produção de conhecimento novo, que será aqui instalado, muito contribuirá para o desenvolvimento de produtos e serviços em benefício da sociedade brasileira”, afirmou o professor José Tadeu Jorge, reitor da Unicamp.

Para o professor Álvaro Penteado Crósta, coordenador geral da Unicamp, a instalação de um centro de P&D da Lenovo em Campinas e, em particular no campus da Unicamp, é um fato da maior relevância. “Trata-se de uma das mais destacadas empresas da área de TI do mundo e que passará a ter um relacionamento estreito com os profissionais altamente qualificados, formados pelos cursos de graduação e de pós-graduação da Unicamp, avaliados dentre os melhores do país. Além disso, a empresa vem unir suas competências às dos grupos de pesquisa de perfil inovador que aqui atuam, potencializando suas ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação. São, portanto, inúmeros os benefícios que tanto a Lenovo como a Unicamp irão colher com essa parceria”, coloca o coordenador.

Além da Inova e da reitoria, docentes do Instituto de Computação (IC) e da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC) da Unicamp foram envolvidos desde o início da negociação com o intuito de demonstrar a capacidade técnica da universidade nas áreas de interesse da empresa, uma vez que havia concorrência direta com outros Parques Científicos vinculados a universidades no Brasil, como o Parque Tecnológico da UFRJ, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Com a confirmação de que o laboratório da empresa viria para o Parque Científico da Unicamp, foi formada a equipe de trabalho reunindo a Universidade e universidades parceiras, liderada pelo professor Nelson Fonseca, do IC. O grupo está elaborando um projeto para ser submetido à Fapesp até o final deste ano. Alinhado ao programa TI do Governo Federal, o projeto poderá trazer recursos complementares para bolsas de pesquisa, de mestrado e doutorado, no escopo da parceria.  “A parceria entre a Unicamp e a Lenovo vai possibilitar a implantação na Unicamp de um centro de pesquisa com qualidade internacional, aos moldes de outros centros de P&D que a empresa possui nos Estados Unidos e em outros países. Será beneficial para a Unicamp ter seus alunos e pesquisadores envolvidos na produção de tecnologia avançada”, explica Fonseca.

Do lado da empresa, a negociação envolveu diretamente o gerente de projetos da Lenovo no Brasil, Newton Pedro de Camargo Júnior, e o diretor executivo de P&D da Lenovo, Brian Gruttadauria. “Newton foi peça fundamental na escolha pelo Parque Científico da Unicamp e contamos com o apoio e avaliação positiva da equipe de Brian para a decisão”, colocou Mori.

Professor Milton Mori, diretor executivo da Inova Unicamp

Os projetos de pesquisa em parceria ficarão sediados em dois andares do Prédio do Núcleo do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, onde também serão hospedadas as empresas incubadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp. “Esperamos que o contato com uma empresa de tecnologia de ponta, como a Lenovo, também seja estímulo para nossas empresas nascentes”, disse Mori. O prédio do núcleo do Parque foi construído com recursos do Sistema Paulista de Parques do Governo do Estado de São Paulo e futuramente também hospedará a sede administrativa do Parque Científico da Unicamp e da Inova.

Mori avalia que além de beneficiar significativamente as pesquisas de ponta na área de tecnologia de informação, a formalização da parceria com a Lenovo é um importante passo para a atração de outras empresas para o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.  “Já estamos em negociação com outras 5 empresas âncora. O Parque Científico da Unicamp será uma iniciativa que vai trazer benefícios para toda a comunidade acadêmica, intensificando nosso contato com empresas e estimulando nossos alunos a se tornarem cada vez mais empreendedores”, prevê Mori.

Conheça os coordenadores e as áreas de pesquisa na parceria:

Nelson Fonseca (IC-UNICAMP) – Coordenador Geral

José Carlos Maldonado (ICMC-USP) – EKD