FAPs se reúnem para debater estratégias e desafios da divulgação científica

As fundações de apoio à pesquisa (FAPs) do País se reuniram nesta segunda-feira (11), em Sergipe, para discutirem sobre as ações e os temas importantes relacionados à divulgação científica. Na oportunidade, foram apresentadas as propostas e ideias inovadoras para popularizar as ações referentes à Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I).

Para a diretora científica-tecnológica da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Claudia Coelho, o evento é relevante para a direção científica das fundações no sentido de apresentar os pontos relevantes acerca dos problemas que as FAPs enfrentam. “Ainda é preciso ressaltar que, em relação à Comunicação Científica precisa trabalhar para apresentar à população os benefícios das pesquisas desenvolvidas”, salientou.

Durante o encontro, houve também apresentação e debates com a jornalista Cristiane Barbosa, da Rede Globo, sobre as ações e estratégias de divulgação e popularização da ciência das fundações. “Este momento é de extrema importância, a comunicação é considerada estratégica e a sociedade precisa saber do que é desenvolvido”, declarou a jornalista ao comentar que o compartilhamento das experiências é considerado o ponto alto do evento e indispensável no sentido de mostrar os desafios e traçar novas metas.

O diretor técnico da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec), Marcelo Mendonça, fez uma apresentação sobre Comunicação Científica da Fapitec: Estratégias de ações de indução, “tão importante quanto fomentar é divulgar e transferir o conhecimento científico para promover o desenvolvimento do Estado”, observou Marcelo Mendonça.

Para o diretor-presidente da Fapitec, José Ricardo de Santana, o 3° Encontro Técnico Científico das Fundações de Apoio à Pesquisa é uma reunião mais direcionada, as FAPs necessitam adotar estratégias para promover a divulgação da melhor maneira possível, além disso, é relevante discutir acerca dos Programas e ampliar e equacionar os programas com a Capes. “O grande desafio é fazer com que os Programas sejam executados de maneira adequada”, verificou Santana.

O Encontro contou uma plenária que apresentou as principais sugestões que visem implementar as ações de divulgação dos temas relacionados à C,T&I. Segundo a diretora técnica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espirito Santo (Fapes), Valéria Fagundes, é importante compartilhar as boas práticas e encontrar as soluções pra os problemas encontrados.

O evento foi realizado pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

(Agência Gestão CT&I com informações da Fapitec)