Unicamp recebe primeiro centro de P&D da Lenovo no Brasil

A Lenovo, maior fabricante de PCs do Brasil e do mundo, anunciou hoje que irá investir aproximadamente US$100 milhões em um centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de software de última geração na cidade de Campinas, em São Paulo. A instalação, que deve gerar cerca de 100 empregos, representa o primeiro centro de P&D da Lenovo voltado para o desenvolvimento de software para o Enterprise Product Group (EPG) da Lenovo.

O centro de P&D da Lenovo será instalado no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, localizado no campus de Campinas da Universidade, localizado a cerca de 100 km da capital paulista. O projeto recebeu o apoio da Investe São Paulo, a agência de fomento a investimentos do Estado, subordinada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

“Trata-se de uma iniciativa empolgante para a Lenovo, pois vai permitir a expansão da nossa marca do Enterprise Product Group, ao mesmo tempo em que investimos pesadamente em pesquisa e desenvolvimento,” afirmou Roy Guillen, vice-presidente e general manager do Enterprise Product Group da Lenovo. “São Paulo é a mais recente integração ao nosso diversificado portfólio global de centros de projetos da empresa, localizados nos Estados Unidos, Taiwan e China.  A Lenovo está comprometida com o desenvolvimento de uma organização de P&D de primeira linha em Enterprise e a nossa estratégia de investir em bancos de talentos locais é essencial para este compromisso, além de ser a abordagem certa para melhorar a inovação.”

O centro de P&D em Campinas é o primeiro do gênero da Lenovo e irá focar em inovação de soluções de software de empresas e tecnologia de servidores high-end, armazenamento de dados e tecnologias em nuvem. O centro deverá ampliar bastante o portfólio global da Lenovo, fornecendo, ao mesmo tempo, soluções inovadoras de software, de alto valor e serviços para o mercado global.

“Os nossos recentes investimentos no Brasil estão sendo privilegiados com o centro de P&D. Esta iniciativa reforça a posição da Lenovo como uma empresa inovadora que investe localmente, criando empregos e tecnologia avançada,” afirma Dan Stone, Presidente da Lenovo Brasil.

Nos próximos anos, estima-se que a instalação terá a possibilidade de gerar 220 empregos para desenvolvimento de alto nível, respaldando tanto o Enterprise Product Group como a oferta de armazenamento da Lenovo – a LenovoEMC. As operações estão programadas para iniciar em Janeiro de 2014.

“A cidade de Campinas possui um forte apelo para o desenvolvimento de projetos de informática, não apenas devido ao seu amplo parque industrial, mas também por seu nível elevado em termos de educação e de instalações de pesquisa. A nossa cidade possui uma força de trabalho qualificada, uma logística adequada e uma infraestrutura confiável; todos esses são fatores importantes para o sucesso deste projeto que a cidade acolhe com entusiasmo,” afirma Jonas Donizette, prefeito de Campinas.

O apoio oferecido pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Investe SP, e de outras entidades voltadas para o financiamento de pesquisa e desenvolvimento foram fatores preponderantes para a decisão da Lenovo de investir na região. “São Paulo é responsável por 72% de todos os investimentos públicos feitos no Brasil a cada ano,” explicou Luciano Almeida, Presidente da Investe SP. “A grande qualidade da produção científica e de capital humano qualificado consolidaram a região como um polo de pesquisa e desenvolvimento não apenas para o estado, mas também para o país.”

A parceria da Lenovo com a Inova Unicamp, a agência de inovação da universidade, foi também fundamental para a instalação do centro de pesquisa da empresa. A Lenovo pretende oferecer bolsas de estudo para equipes de pesquisa da universidade, conforme acordo com a Unicamp, que permitirá angariar novos talentos em desenvolvimento para ampliação do centro. “A parceria com a Lenovo traz para a Unicamp a oportunidade de conferir ainda mais qualidade à formação de recursos humanos. O ambiente de inovação e produção de conhecimento novo, que será aqui instalado, muito contribuirá para o desenvolvimento de produtos e serviços em benefício da sociedade brasileira”, afirmou o Professor José Tadeu Jorge, reitor da Unicamp.

Nesta direção, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Programa Estratégico para Software e Serviços de Tecnologia da Informação – o TI Maior, apoia atividades de empresas que estão montando no Brasil centros de P&D globais, focados em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). “A Lenovo aprofunda o relacionamento com o Brasil por meio de uma parceria intelectual, maximizando o potencial do mercado com o talento brasileiro em pesquisa e desenvolvimento”, afirma o secretário de Política de Informática do MCTI, Virgilio Almeida.

Confiança em São Paulo

Em julho de 2012, o Presidente da Lenovo Brasil, Dan Stone, anunciou ao Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, que a empresa iria investir US$30 milhões na cidade de Itu para instalar uma fábrica e um centro de distribuição de vários modelos de PCs. A fábrica emprega atualmente 700 pessoas, devendo chegar a mais de 2.000 quando alcançar a capacidade máxima.