IC oferece disciplina com metodologia Lean Startup e Customer Development

A partir de 2014, o Instituto de Computação da Unicamp se junta a um seleto grupo de universidades que oferece, em sua grade curricular, o curso Lean Startup LaunchPad.  Nascida no Vale do Silício e praticada em Stanford, Berkeley e Columbia, a metodologia Lean Startup e Customer Development contempla um conjunto de práticas e conceitos capazes de criar empreendedores e startups em série.

A disciplina MC932A será ministrada as terças e quintas-feiras, das 16h às 18h, e é aberta a todos os alunos da Unicamp. O objetivo é criar uma disciplina muito diferente dos moldes já tradicionais da universidade. Por isso, os organizadores não aceitarão alunos, mas sim equipes, que serão selecionadas previamente.

Para a formação de equipes e desenvolvimento de ideias, o IC promoverá encontros de formação. O primeiro acontecerá no dia 21 de novembro, às 18h, na sala 351 do IC. Será uma oportunidade para montar sua equipe e começar a discutir uma ideia para uma startup.

A dinâmica do encontro será a seguinte:

– 18h às 18h30: apresentação da disciplina
18h30 às 19h30: apresentações individuais e formação das equipes
19h30 às 19h45: apresentação das próximas etapas do processo de seleção

Ao final, o evento terá uma pizzada.

A metodologia Lean Startup e Customer Development vem dando certo.  Empresas como AirBnB, Hipmunk, Reddit e DropBox nasceram a partir da aplicação desta metodologia. Isso é a prova cabal de uma ideia que não é tão nova: empreendedorismo se aprende na Universidade.

Se você tem vontade de colocar uma ideia na rua e transformá-la numa startup, esta pode ser uma oportunidade para acelerar o processo.  Afinal, uma boa ideia com excelência técnica e metodologia certa é a fórmula que deu certo no Vale do Silício, na Califórnia, e pode funcionar no Brasil também.

Se quiser saber mais sobre a disciplina, entre no grupo do Facebook: http://on.fb.me/leanstartupunicamp.