Unicamp promove palestra sobre educação financeira para empreendedores

Inovar a forma de pensar sobre o dinheiro foi o caminho indicado pela educadora financeira, Thereza Bukow

Texto: Natasha Szejer
Fotos: Mayra Cioffi

 


O tema da palestra, educação financeira atraiu empreendedores, investidores e incubados

A Agência de Inovação Inova Unicamp, em parceria com a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, promoveu nesta quarta-feira (06) uma palestra sobre Educação Financeira para Empreendedores Inovadores, ministrada por Thereza Bukow, da PROSPER, empresa especializada em Educação Financeira. A abertura foi feita por Davi Sales, assessor técnico da Incamp. Segundo Davi, o principal objetivo do Café Tecnológico é unir investidores, incubados e interessados em empreender.

Davi Sales, assessor técnico da Incamp

 

Durante o evento, a palestrante Thereza falou sobre a importância do planejamento e explicou que, além de empreender, é preciso inovar também na forma de administrar o dinheiro. Segundo ela, a saúde financeira influencia na saúde produtiva do negócio e, muitas vezes, faz com que a empresa tenha menos capacidade de se desenvolver e empreender.

 

Thereza Bukow, educadora financeira

 

Thereza também destacou a importância do planejamento de forma bem didática, mostrando que a saúde financeira deve fazer parte das prioridades de quem quer empreender. “O planejamento financeiro pessoal e o da empresa devem ser desenvolvidos. Se o pessoal não está caminhando, a empresa sofrerá os reflexos,” explica. A palestrante enfatizou que o planejamento financeiro permite que o empreendedor tenha liberdade, autonomia e autoconfiança, além uma noção clara do que pode ser feito. “É preciso construir reservas para empreender com qualidade,” explica Thereza. Mesmo sendo difícil organizar as despesas e montar um orçamento, explicou que “através de um orçamento é possível detectar muito mais que o financeiro, pois o dinheiro é um reflexo da nossa visão de mundo”.

A falta de conhecimento afeta o planejamento financeiro e faz com que muitos empreendedores se endividem e não consigam desenvolver a sua marca. Segundo Paulo Rios, que submeteu o projeto de sua empresa no último edital da Incamp, a palestra de Therezapermitiu um momento de reflexão sobre o planejamento financeiro de sua empresa. “Todo mundo acha que entende sobre educação financeira, mas ninguém executa. Quem está começando a empreender, deve sempre comparecer a eventos da área para conhecer a visão de especialistas da área e de outros empreendedores”, opina.

Thereza também explicou que os principais erros de quem quer empreender estão na falta de preparo, na dependência de créditos e, principalmente, na falta de desenvolvimento e capacitação da educação financeira. Para Alcina Geiger, do Instituto Federal da Bahia (IFBA), o evento é uma oportunidade para se atualizar e ficar por dentro do que acontece no mundo empreendedor.


Certificado de graduação entregue a Immunocamp

Durante o fechamento do evento, os certificados de graduação foram entregues às empresas graduadas pela Incamp, seguidos de um coffee break. Segundo Rafael de Paula, gerente da Incamp, o Café Tecnológico oferece troca de experiências entre empreendedores empresas graduadas e incubadas. A Incamp graduou um total de 38 empresas, conta atualmente com mais 14 incubadas e oferece aos incubados infraestrutura, apoio físico e orientação.

Oportunidade de networking entre os presentes

 

Sobre a Incamp

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) é um ambiente que estimula a criação e protege o desenvolvimento de novas empresas de base tecnológica por meio da oferta de infraestrutura e de capacitação tecnológica e gerencial para novos empreendedores. Como a Incamp está localizada dentro da Unicamp, as empresas incubadas se beneficiam da proximidade dos laboratórios e dos recursos humanos da Universidade e de um ambiente inovador, propiciado pela atuação em rede da Agência de Inovação Inova Unicamp. Conheça as empresas graduas, incubadas acessando: https://www.inova.unicamp.br/incubadora.

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.