Cambridge Enterprise ministra curso de Propriedade Intelectual na Unicamp para alunos

Workshops irão combinar conhecimento teórico com atividades práticas

Texto: Natasha Szejer
Fotos: Mayra Cioffi

Participantes do curso

A Cambridge Enterprise, em parceria com a Agência de Inovação Inova Unicamp, realiza o “Doctoral IP Course – Researcher Impacting on society”, evento que tem como público alvo alunos de pós-graduação. O curso realizado pela Universidade de Cambridge – Centre of Entrepreneurial Learning é ministrado por Shirley Jamienson, diretora de Marketing da Cambridge Entreprise, e Shima Barakat, pesquisadora e professora na Universidade de Cambridge.

Nos dias 24 e 25 de outubro, serão apresentados casos de sucesso da Cambridge Enterprise, além da realização de atividades de interação como workshops e painéis de discussões que combinarão conhecimento teórico com atividades práticas.

Durante a introdução, Shima Barakat disse que o principal objetivo é introduzir diferentes focos de iniciativas empreendedoras, fomentar a criatividade dos alunos e ajudá-los a entender o processo de comercialização e validação de tecnologias em benefícios da sociedade. Além disso, o curso traz uma reflexão sobre a importância da propriedade intelectual e pesquisas para a própria carreira.

Shima Barakat, pesquisadora e professora na Universidade de Cambridge

A iniciativa visa capacitar alunos em novas práticas de empreendedorismo e colocar a Inova Unicamp como capacitadora e replicadora de novas práticas e conhecimento. O curso é aberto a alunos de outras universidades – esse é justamente um dos propósitos da parceria com a Universidade de Cambrige. Segundo a estudante Ana Carolina Russo, que faz pesquisas em tratamento de água no curso de Engenharia Civil do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a iniciativa da Inova Unicamp é inovadora e o curso irá ajudá-la na aplicação de ideias empreendedoras na área acadêmica. “Acredito que esse tipo de iniciativa esteja faltando em outras universidades”, completa.

Dentre as primeiras atividades do dia, os participantes escreveram sobre suas expectativas para o curso e desafios enfrentados por eles, além de realizarem uma dinâmica que incentivou o trabalho em grupo e a criatividade.

Para Alexandre Sanchetta, doutorando em engenharia do petróleo na Unicamp, a parceria entre a Inova e a Cambridge permite uma visão ampla, uma vez que une alunos de outras universidades no evento, contribuindo assim com visões e ideias diferentes. Alexandre também aponta que, por ser um curso oferecido gratuitamente pela Inova, gera uma ótima oportunidade, já que treinamentos desse nível normalmente não são acessíveis devido ao alto custo.

O “Doctoral IP Course” faz parte do projeto Intellectual Property Commercialization, financiado pelo Prosperity Fund, do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, gerenciado pela Embaixada Britânica e desenvolvido pela Inova Unicamp em parceria com a Cambridge Enterprise, o escritório de transferência de tecnologia da Universidade de Cambridge.

No âmbito do mesmo projeto, Shirley e Shima ministraram no começo da semana o “Faculty Entrepreneurship Training” , voltado para professores que já ministraram ou ministram disciplinas de empreendedorismo e representantes de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) que promovem cursos de empreendedorismo.

Alunos de pós-graduação interessados em ampliar o conhecimento na área de propriedade intelectual

A implementação dos treinamentos faz parte do projeto Intellectual Property Commercialization, financiado pelo Prosperity Fund, do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, gerenciado pela Embaixada Britânica e desenvolvido pela Inova Unicamp em parceria com a Cambridge Enterprise, o escritório de transferência de tecnologia da Universidade de Cambridge.

Sobre a Cambridge Enterprise

A Cambridge Enterprise é uma empresa subsidiária da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, responsável por gerenciar os acordos de comercialização de tecnologias da universidade, os serviços de consultoria e o gerenciamento de fundos de capital semente que apoiam novos empreendimentos.