Cambridge Enterprise promove treinamento para professores e alunos

Texto e fotos: Mayra Cioffi

Público no curso Faculty Entrepreneurship Training, realizado na Unicamp

De 21 a 23 de outubro a Agência de Inovação Inova Unicamp realiza o curso “Faculty Entrepreneurship Training”, que tem como público alvo professores que já ministraram ou ministram disciplinas de empreendedorismo, interessados em lecionar sobre o assunto e representantes de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) que promovem cursos de empreendedorismo.  O evento é realizado pela Universidade de Cambridge – Centre of Entrepreneurial Learning e ministrado por Shirley Jamienson, diretora de Marketing da Cambridge Entreprise e Shima Barakat, pesquisadora e professora na Universidade de Cambridge.

A abertura do evento foi feita pelo professor Milton Mori, diretor executivo da Inova Unicamp, que apontou a importância de “manter o relacionamento com a Cambridge Enterprise, visando estreitar cada vez mais a parceria com essa universidade, reconhecida como líder em inovação no mundo”.

Shirley Jamienson explica que o objetivo do treinamento é capacitar os participantes a desenvolverem ações e conhecimentos que possam ser aplicados nas universidades brasileiras.  O curso está dividido em cinco fases durante os três dias: no primeiro momento será abordada a definição de empreendedorismo e a diferença da aplicação dessa prática no Brasil e no Reino Unido. Posteriormente serão discutidas as formas de comercialização de propriedade intelectual, a valorização do conhecimento de risco e a aplicação das técnicas e metodologia aprendida. Ao final, serão realizadas atividades práticas.

Shirley Jamienson, diretora de Marketing da Cambridge Entreprise

Participam do curso, além de docentes da Unicamp, professores de universidades de todo o território brasileiro: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Instituto Presbiteriano Mackenzie, Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS).

Shima Barakat, pesquisadora e professora na Universidade de Cambridge

O professor Marcelo Menossi, do Instituto de Biologia da Unicamp, explicou a importância do curso e a aplicação na universidade. “O foco desse curso será traduzir algo do que eles fazem pro nosso ambiente da Unicamp e esse treinamento vai fortalecer nosso conhecimento em empreendedorismo. Pretendo aplicar as técnicas nas disciplinas aos alunos de graduação e para começar na pós-graduação também”.

Já André Abbade, professor de empreendedorismo no Inatel, afirma que este curso vai além da aplicação da metodologia de Cambridge na universidade. “Podemos tirar proveito da união das duas grandes universidades – Unicamp e Cambridge -, exemplos em empreendedorismo e inovação”.

Além do treinamento para professores, a Cambridge Enterprise, em parceria com a Agência de Inovação Inova Unicamp, realizará o “Doctoral IP Course – Researcher Impacting on society”, curso que acontece nos dias 24 e 25 de outubro e tem como público alvo alunos de pós-graduação. O evento terá caráter interativo e combinará conhecimento teórico com atividades práticas, apresentando casos reais de alunos da Universidade de Cambridge que empreenderam a partir de suas pesquisas.

A implementação dos treinamentos faz parte do projeto Intellectual Property Commercialization, financiado pelo Prosperity Fund, do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, gerenciado pela Embaixada Britânica e desenvolvido pela Inova Unicamp em parceria com a Cambridge Enterprise, o escritório de transferência de tecnologia da Universidade de Cambridge.