Acordo promove transferência de tecnologias em unidades de pesquisa do MCTI

Sete unidades de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) receberão consultoria sobre o processo de transferência de tecnologias. O acordo foi firmado entre o Núcleo de Inovação Tecnológica do Rio de Janeiro (NIT Rio) e a Inventta Consultoria.

O contrato visa fortalecer a interação das unidades de pesquisa com o mercado a partir da abordagem comercial das tecnologias desenvolvidas nas instituiçõe. Tal ação está de acordo com a Lei da Inovação (Lei n°10.973/2004), que atribui ao NIT funções relacionadas ao estímulo de parcerias estratégicas entre institutos de pesquisa e empresas.

A inovação permite aproveitar o conhecimento produzido pelas instituições de pesquisa para desenvolver produtos com alto nível de especialização.

As unidades que receberão o treinamento são: Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e Observatório Nacional (ON).

(Agência Gestão CT&I com informações do ON)