Palestrantes debatem relação entre parques tecnológicos e modelagens de cidades

Com o tema “Parques Científicos e Tecnológicos, Áreas de Inovação e cidades: novas modelagens de espaços”, seis relatores e três debatedores participaram da discussão da segunda plenária realizada hoje (16/10), durante o XXIII Seminário Nacional da Anprotec e a 30ª Conferência da IASP. Os artigos apresentados nas sessões paralelas foram analisados pelos relatores, que ficaram responsáveis por trazer as temáticas dos trabalhos para a plenária. A moderação da atividade ficou a cargo de Jane Davies, presidente do Conselho Consultivo da IASP.

Um dos debates levantados na plenária 3 foi a criação de associações dentro dos parques tecnológicos. Segundo Jari Lauronen, diretor administrativo do Joensuu Science Park, da Finlândia, apesar do envolvimento dos profissionais ajudar a auxiliar a cooperação e planejar sistematicamente a organização, existe um conflito de interesses. “As operações entre as empresas são procedimentos complexos e envolver pessoas nesse processo pode agilizar a colaboração. No entanto, será que é importante criar uma sociedade dentro de um parque tecnológico quando há uma cidade em volta?”, questiona.

Fábio da Silva, diretor presidente do C.E.S.A.R., destacou a necessidade dos parques criarem condições para alcançar resultados esperados. “Para produzir o impacto que almejam, é necessário o desenvolvimento de projetos. As propostas dos parques são pensadas para alcançar metas, mas para se chegar ao resultado é necessário se planejar e manter o foco neste processo”.

Uma nova discussão trazida por Valerie D’Costa, gerente do programa infoDev, do Banco Mundial, levantou considerações sobre a importância da interação dos dispositivos móveis com as empresas e a relação entre parques tecnológicos e a urbanização de países. “Enquanto os dispositivos móveis estão revolucionando o sistema empresarial, os parques tecnológicos estimulam e fornecem serviços e estrutura para os empreendimentos e para as cidades onde estão instalados”, afirma Valerie.

Participaram também da plenária Maria Alice Lahorgue, presidente do Instituto Christiano Becker; Guilherme Ary Plonski, coordenador Cientifico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da Universidade de São Paulo; Mikael Johnsson, candidato a PhD em Inovação no Munktell Science Park; e Carol Stewart, gerente do David Johnston Research + Technology Park, da Universidade de Waterloo.

*Foto: Cristiana Dias/Divulgação