Inova Unicamp e Universidade de Cambridge promovem cursos de empreendedorismo para alunos e docentes da Unicamp

De 21 a 25 de outubro, a Agência de Inovação Inova Unicamp, em parceria com a Universidade de Cambridge, promove dois cursos de empreendedorismo na Unicamp voltados para docentes, pesquisadores e alunos da universidade.

De 21 a 23 de outubro acontece o Faculty Entrepreneurship Training, que objetiva discutir as práticas atuais de educação em empreendedorismo, apresentando a metodologia utilizada na Universidade de Cambridge. Sua proposta principal é capacitar os participantes para criar na universidade um ambiente que estimule o empreendedorismo. O curso tem como público-alvo professores que já ministraram ou ministram disciplinas de empreendedorismo; interessados em lecionar sobre o assunto; e representantes de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) que promovem cursos de empreendedorismo. O Faculty Entrepreneurship Training tem caráter interativo e combinará conhecimento teórico com atividades de ordem prática, incluindo interação com empreendedores.

Já nos dias 24 e 25 acontece o Doctoral IP Course, curso que visa abordar tópicos relacionados a empreendedorismo com foco na comercialização de propriedade intelectual gerada pelo próprio empreendedor ou por um grupo de pesquisa do qual participa.  O evento também combinará conhecimento teórico com atividades práticas. Além disso, o Doctoral IP Course apresentará casos reais de alunos da Universidade de Cambridge que empreenderam a partir de suas pesquisas.

O Embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Ellis, diz que educação é uma das prioridades nas relações entre Brasil e Reino Unido: “O Reino Unido quer estar mais próximo do Brasil e dos jovens estudantes desse país. Nossas parcerias na área de educação são importantíssimas, e vão desde bolsas de estudos, como Chevening e Ciência sem Fronteiras, em parceria com o governo brasileiro, até intercâmbio de conhecimento entre professores e universitários. A iniciativa da Unicamp é exemplar, e deve inspirar mais universidades brasileiras”.

Para o diretor executivo da Inova Unicamp, professor Milton Mori, “estes cursos são importantes não somente para capacitar professores e alunos em novas práticas de empreendedorismo, mas também para colocar a Inova Unicamp como capacitadora e replicadora de novas práticas e conhecimento, já que haverá a participação de professores e alunos de várias instituições no Brasil”. Este é um dos propósitos da parceria com a Universidade de Cambrige e do projeto Intellectual Property Commercialization que os cursos vão atender plenamente. Os cursos de empreendedorismo realizados na Unicamp são restritos para docentes e alunos selecionados pela Inova.

O projeto Intellectual Property Commercialization é financiado pelo Prosperity Fund, do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, gerenciado pela Embaixada Britânica e desenvolvido pela Inova Unicamp em parceria com a Cambridge Enterprise, o escritório de transferência de tecnologia da Universidade de Cambridge.