16 de setembro de 2013 Simpósio em São Carlos discute experiências de inovação no Estado
Agência FAPESP – Os desafios da invenção e da inovação no Brasil são o tema de um simpósio promovido pela Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no dia 20 de setembro, reunindo pesquisadores e profissionais de renome que falarão sobre experiências de sucesso e insucesso no Estado de São Paulo.
Desenvolvimento de produtos, processos, patentes, interação com empresas, estudos e administração de ciência e tecnologia estarão na pauta do encontro que reunirá professores como Vanderlan Bolzani, do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que também é diretora da Agência Unesp de Inovação e membro da coordenação do Programa BIOTA/FAPESP, e Elson Longo, da Unesp de Araraquara, coordenador do Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDFM) – um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP – e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN), apoiado pela FAPESP.
Vanderlei Bagnato, coordenador do CEPID Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CEPOF) e da Agência USP de Inovação, José Fernando Perez, ex-diretor científico da FAPESP e CEO da Recepta BioPharma, Sérgio Queiroz, coordenador adjunto de pesquisa para inovação da FAPESP e professor da Unicamp, também estão entre os palestrantes.
O presidente da Aciesp, José Eduardo Krieger, do Instituto do Coração, da Universidade de São Paulo (USP), e o conselheiro da academia Edgar Dutra Zanotto, coordenador do CEPID Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros (CEPIV), farão as apresentações de encerramento.
O evento é aberto a estudantes, professores, pesquisadores, empresários, jornalistas e ao público interessado. As inscrições vão até 16 de setembro pelo e-mail aciesp@acadciencias.org.br. Basta colocar no assunto da mensagem “Simpósio Inovação São Carlos” e, no conteúdo, o nome, endereço e cargo atual.
O cartaz de divulgação pode ser conferido em www.acadciencias.org.br.