II Workshop Inovação na Prática – Como inovar rápido o suficiente?

Perante o atual cenário sócio econômico mundial, caracterizado por alta competitividade, como elevar suficientemente rápido os atuais índices de inovação do Brasil, a fim de impulsionar seu desenvolvimento? Essa é a temática da 2ª edição do Workshop Inovação na Prática, organizado pelo NIT Mantiqueira em 2013, que acontecerá no dia 26 de setembro, em Atibaia, São Paulo. Durante o evento serão abordadas as atuais medidas governamentais de apoio à Inovação, as demandas do mercado sob a ótica empresarial, a importância da segurança jurídica e da valoração de tecnologias.

Voltado para um público formado por empresários, investidores, gestores e profissionais que atuam em P,D&I de empresas de diversos portes e setores econômicos, incluindo start-ups, spin-offs e spin-outs, o evento apresentará referências em suas respectivas áreas de atuação. Entre os convidados estão ainda representantes do Governo Federal e de entidades de classe, empresários, investidores e representantes de alguns dos principais escritórios que atuam em Segurança Jurídica no país.

Como resultado, além de disseminar e estimular a cultura da inovação espera-se que o workshop intensifique e estimule parcerias entre o setor privado e instituições científicas e tecnológicas (ICTs), apresentando uma série de resultados práticos. O evento é gratuito e possui número de vagas limitado. A programação acontecerá das 9h00 às 16h00, no auditório Diamante, do Parque Tecnológico Brazilian Business Park (BBP). As palestras serão apresentadas em quatro blocos distintos, com intervalo para coffee break e almoço.

A opção por realizar o evento desse ano em Atibaia faz parte de uma estratégia adotada pelo NIT Mantiqueira para estabelecer uma aproximação cada vez maior com o setor empresarial, por meio de entidades representativas, incubadoras e parques tecnológicos, incluindo uma maior integração com os municípios do estado de São Paulo e Sul de Minas Gerais. O objetivo é estimular e apoiar a inovação nas empresas dessas cidades, estabelecendo e fortalecendo conexões entre os governos federal, estaduais e municipais, centros de P,D&I e o setor produtivo. O I Workshop Inovação na Prática, realizado em 2012, aconteceu no Parque Tecnológico da UNIVAP, em São José dos Campos, e foi considerado um sucesso por 92,3% dos participantes avaliados.

Sobre o Evento

1. Objetivo Principal

Disseminar e estimular a cultura da inovação, incitar e intensificar parcerias entre o setor privado e instituições científicas e tecnológicas (ICTs).

2. Local

Brazilian Business Park (BBP) – Auditório Diamante

Endereço: Av. Tégula 888 – Via D.Pedro l, Atibaia SP

3. Data

26 de Setembro de 2013 – 09h00 às 16h00.

4. Público Alvo

Empresários, atores da Inovação em instituições públicas e privadas e investidores.

5. Programação

08:30 – Recepção e Credenciamento – Café de Boas Vindas

09:30 – Abertura

Arquimedes Diógenes Ciloni – Subsecretário de Coordenação das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCUP/MCTI)

Jorge Mario Campagnolo – Coordenador Geral de Serviços Tecnológicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (SETEC/MCTI)

Representante da Prefeitura da Estância de Atibaia

João de Oliveira Junior – Coordenador Geral do NIT Mantiqueira

Robson Ferreira Alves – Diretor de Operações do Brazilian Business Park (BBP)

10:00 – Tema – Necessidades do Mercado: demandas atuais e futuras

Mariana Savedra Pfitzner – Prefeitura Municipal de Campinas

Dario Sassi Thober – Diretor do Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun

11:00 – Tema – Medidas de Apoio à Inovação no Brasil: Embrapii e Recursos para a Pequena e Média Empresa

Carlos Alberto Marques Teixeira – Coordenação Geral do Instituto Nacional de Tecnologia (INT)

12:00 – Almoço

13:30 – Tema – Segurança jurídica: Patente ou Segredo Industrial?

Karin Klempp Franco – Representante do Escritório KKREA – Law

Osmar Roberto Bagnato – Líder de grupo do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM)

14:30 – Intervalo

15:00 – Tema – Avaliação e Valoração de Inovações Tecnológicas

Claudio Mazzola – Clarke, Modet & Co

Cristiano da Silva Pinto – Sócio/Pesquisador da Hytron

16:00 – Encerramento

NIT Mantiqueira

Um dos cinco Arranjos de Núcleos de Inovação Tecnológica do país, o NIT Mantiqueira foi instituído pela Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa (SCUP) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), como uma das estratégias para o desenvolvimento tecnológico do estado de São Paulo e Sul de Minas Gerais.

Atualmente o NIT Mantiqueira é composto pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun.

A finalidade do NIT Mantiqueira é detectar demandas do mercado em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I), a fim de estabelecer parcerias para novos projetos. Seu principal objetivo é transformar ideias em negócios, transferindo o conhecimento produzido nos laboratórios de suas ICTs para o setor empresarial.

Mais informações sobre o NIT Mantiqueira poderão ser encontradas no Portal http://www.nitmantiqueira.org.br.