11 de setembro de 2013 Consulado Britânico divulga oportunidades de negócios no Reino Unido em evento na Unicamp
Texto: Adriana Arruda
Fotos: Eduardo Bernardes
Nesta quarta-feira (11), o UK Trade & Investment (UKTI), departamento do Consulado Geral Britânico, promoveu o GREAT Roadshow de investimentos na Unicamp para divulgar novas oportunidades de negócios no Reino Unido para empreendedores brasileiros. O evento foi realizado em parceria com a Agência de Inovação Inova Unicamp, no auditório II da AFPU, e englobou o público interessado em investimentos e empreendedorismo.
A abertura foi realizada pelo professor João Marcos Travassos Romano, diretor de parcerias e projetos colaborativos na Inova Unicamp, e por Richard Turner, cônsul-geral adjunto britânico em São Paulo. Para Romano, essas atividades de parceria com o Reino Unido são importantes para a Unicamp. “A Unicamp tem o interesse em manter sua liderança no cenário de inovação e, dessa maneira, incentivar seus alunos a empreender, transformar o conhecimento em bens para a sociedade e concretizar parcerias de pesquisa em colaboração com empresas inovadoras de todo o país, bem como parcerias com países como o Reino Unido, que podem ser muito construtivas”. Segundo Turner, o Reino Unido é o país que mais atrai investimentos na Europa e possui polos que podem ser atraentes para novas empresas. “Com apoio da equipe do UKTI, mais de 40 empresas brasileiras já abriram escritórios no país. Nossa meta para os próximos três anos é trabalhar com mais 30 empresas, inclusive da região de Campinas”, esclarece.
Em seguida, Raquel Kibrit, gerente de investimentos da UKTI, falou sobre diversos programas relacionados ao empreendedorismo, bem como as facilidades existentes no país para novos investidores. “70% das empresas europeias têm sede no Reino Unido, o que aumenta seu poder de decisão e o torna um país líder na atração de investimentos. Por ser um país compacto e possuir excelente qualidade de transporte, a potencialidade de captação de novos clientes e novos contatos também aumenta”, afirma. A internacionalização ocorre em empresas de diversos portes, inclusive startups. “O modelo britânico busca novas ideias de negócios e possui um modelo diferenciado de negociação, além de ter uma cultura empreendedora fortalecida”.
Raquel também falou sobre os incentivos governamentais para novos negócios em diversos programas, como o Global Entrepreneurs Programme, iniciativa gratuita fundada para empreendedores que possuem uma boa ideia e veem sinergia e potencial no Reino Unido para desenvolvê-la. “O requisito é ser um empreendedor que tenha disponibilidade em se mudar para o Reino Unido e tenha uma ideia que possa ter aderência de mercado”, explica. O programa envolve diversas áreas, como software, mídias digitais, mobiles, tecnologias limpas, entre outras. “O GEP já levantou mais de R$ 200 milhões de dólares provenientes de fundos de anjos e orçamentos do governo, que fomenta esse tipo de iniciativa”.
No Global Entrepreneurs Programme, o chamado dealmaker tem o papel principal. “O dealmaker é um empreendedor do Reino Unido que tem muita conexão com o mercado. Ele é responsável por apresentar as ideias de negócios para contatos específicos e para troca de experiências. Com o passar do tempo, empreendedores de todo o mundo fomentam seus negócios, realizam pitch para venture capital e recebem feedbacks sobre o seu produto para conseguir se estabelecer no país”, afirma.
Na segunda parte do evento, Mark Reid, do Governo da Irlanda do Norte, falou um pouco sobre a região e os benefícios para empresas de base tecnológica com interesse em instalar-se em Belfalt. Por fim, Raquel apresentou os programas específicos para empresas de TI instalarem-se no Reino Unido.
Sobre o UKTI
O UKTI é o departamento do governo britânico encarregado de ajudar as empresas estrangeiras a iniciar suas operações no Reino Unido e expandir seus negócios no cenário internacional.
A equipe do UKTI fornece orientação sobre a legislação corporativa britânica, pesquisa de mercado, informações sobre vistos e contatos com fornecedores, empresas de recrutamento e treinamento de profissionais. Para saber mais, acesse http://www.ukti.gov.uk/.