Consulado Britânico promove em Campinas GREAT Roadshow de Investimentos

Número de empresas brasileiras no Reino Unido aumentou em 30%, desde 2010. Com apoio do consulado, empreendedores brasileiros abrem filiais em Londres.

No dia 11 de setembro, o UK Trade & Investment (UKTI), departamento do Consulado Geral Britânico, realiza um roadshow de investimentos em Campinas para divulgar novas oportunidades de negócios no Reino Unido. A iniciativa faz parte da campanha GREAT, que promove a expertise britânica em diversas áreas da economia. Com apoio da equipe do UKTI, mais de 40 companhias brasileiras já abriram escritórios no Reino Unido, entre as quais Bradesco, Petrobras, Embrapa, Itaú BBA, BNDES, JBS Friboi, Record, Allê Design. O UKTI calcula que número de empresas brasileiras no Reino Unido aumentou em 30% desde 2010.

“Temos um trabalho amplo e sólido de promover a vinda de empresas britânicas para trocar experiências e tecnologias com o Brasil, mas precisamos avançar no caminho inverso, de receber empresas brasileiras no Reino Unido”, explica o Cônsul Geral Adjunto Richard Turner, que estará em Belo Horizonte por ocasião do GREAT roadshow.

Convidado especial da edição do roadshow em Campinas, Mark Reid, Gerente de Negócios Internacionais da Invest Northern Ireland, vai apresentar as oportunidades de investimentos na Irlanda do Norte para empresas brasileiras.  A Irlanda do Norte é um ambiente de negócios atraente para as empresas brasileiras que desejam internacionalizar seus investimentos. É uma porta de entrada para a Europa e possui um panorama de investimentos de baixo custo – incluindo o menor custo por metro quadrado do continente – e compromisso do governo em oferecer suporte e apoio às empresas.

“Nós consideramos o desenvolvimento de laços econômicos entre o Brasil e a Irlanda do Norte como um movimento importante. Hoje, o maior empregador da Irlanda do Norte é a MARFRIG, uma empresa brasileira”, conta Mark Reid. O objetivo da Invest Northern Ireland durante o Roadshow foi de mostrar às empresas brasileiras o potencial da Irlanda do Norte como parceira em negócios.

Além de companhias de grande porte, cresce também a presença de startups brasileiras no Tech City, o novo cluster tecnológico londrino. A região, conhecida como o Vale do Silício da Europa, hospeda 1330 empresas de TI, inclusive gigantes do setor como Google, Facebook, Intel, Twitter e Cisco. Desde 2012, quatro empresas brasileiras de software – Pandorga, Brit Services, MJV Tecnologia e Tempest Security – abriram escritórios em Londres. Estima-se que, juntas, geraram 50 novos empregos.

Porta de entrada para os investidores do Brasil na Europa, o Reino Unido foi eleito pelo World Investment Report da ONU de 2012 o país europeu mais promissor para novos negócios.  Há muitas facilidades para startups em Londres, onde é possível abrir uma nova empresa em tempo recorde de 24 horas e pagar apenas £99 por mês por uma sala comercial no centro da cidade. O UKTI trabalha para estimular o investimento britânico no Brasil e, em 2013, espera aumentar em 50% o volume de exportações do Reino Unido para o mercado brasileiro. O UKTI tem como meta levar 30 novas empresas brasileiras para o Reino Unido até 2016.

 

PROGRAMAÇÃO DO GREAT ROADSHOW BRITÂNICO EM CAMPINAS

11/09 – 9h30 – Evento na Agência de Inovação Inova Unicamp. Tema: Reino Unido, o maior polo de Tecnologia da Informação da Europa – CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

11/09 – 14h30 – Evento no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo. Rua Padre Camargo Lacerda, 37. Tema: Reino Unido: A Plataforma internacional dos seus negócios.