Diretoria da Inova inicia reuniões com professores para estimular inovação na Unicamp

Texto e Foto: Mayra Cioffi

No último dia 28, a diretora de propriedade intelectual da Agência de Inovação Inova Unicamp, Patrícia Leal Gestic, esteve em reunião com pesquisadores da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e da Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp com o objetivo de criar um ambiente de aproximação entre a Inova e as unidades de Limeira, bem como estimular a cultura de inovação na Unicamp. O diretor da FCA, professor Peter Alexander Bleinroth Schulz, realizou a abertura do evento. “Queremos facilitar a interação da FCA com a Inova e aproximar ainda mais o relacionamento dos pesquisadores com a própria diretoria da Agência de Inovação. Temos uma grande quantidade de propriedade intelectual sendo desenvolvida em nosso campus e esperamos contar com o auxílio da Inova neste âmbito para, posteriormente, gerar inovações benéficas à sociedade”, afirma Schulz.

Estavam presentes aproximadamente 30 membros do corpo docente, incluindo o diretor associado da FCA, professor Álvaro de Oliveira D'Antona; o diretor da FT, professor José Geraldo Pena de Andrade; além de membros da APEX (Apoio à Pesquisa e Extensão), professores e pós-graduandos nos cursos de Engenharia, Nutrição, Administração, entre outros.

Patrícia Leal acredita que a troca de informações entre as unidades da Unicamp e a Agência de Inovação é essencial para a proteção de tecnologias e, principalmente, para fomentar a cultura de inovação na Universidade. “O contato com a FCA e FT foi interessante, pois o Campus de Limeira é jovens e muitos não conheciam as competências da Agência e todas as suas frentes de atuação e de suporte aos professores. Foi um momento de conversa, troca de expectativas e esclarecimentos. Estamos cientes de que é preciso aproximar as unidades de Limeira das atividades e eventos que ocorrem em Campinas. Além disso, a Inova inicia uma nova fase e gostaríamos que os pesquisadores soubessem que a nossa equipe está à disposição e possui competência para apoiá-los”, finaliza a diretora.

Além de estabelecer um contato próximo com os pesquisadores, Patrícia falou sobre as novidades da Agência nos âmbitos da propriedade intelectual, parcerias e Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. A iniciativa de se promover encontros entre a diretoria da Inova com os professores nas unidades da Unicamp irá se estender durante o segundo semestre de 2013. Os professores e pesquisadores que tiverem interesse em entrar em contato para agendar um encontro em sua unidade podem enviar e-mail para patentes@inova.unicamp.br ou comunicação@inova.unicamp.br. .