Inova Unicamp aborda empreendedorismo como opção de carreira na UPA 2013

Texto: Mayra Cioffi

No próximo dia 31, a Agência de Inovação Inova Unicamp participa da UPA (Unicamp de Portas Abertas). O evento acontece das 09h às 17h no Centro de Convenções da Unicamp, onde serão realizadas palestras e exposições sobre os diversos institutos e áreas de atuação da Universidade.

A participação da Inova será por meio de exposição em estande e palestras das empresas incubadas na Incamp, Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp incorporada a Inova. Ao longo do evento, seis empresas falarão sobre a importância do empreendedorismo, além de apresentar seus projetos desenvolvidos – como softwares ou aplicativos. “Os jovens que ingressam a universidade atualmente mudaram o pensamento: eles querem criar sua própria empresa e não procurar emprego. Dessa maneira, participando do UPA, a Inova juntamente com a Incamp consegue fomentar o empreendedorismo como opção de carreira”, afirma Davi Sales, assessor técnico da Incamp.

A empresa Ekion abordará os temas inovação tecnológica, empreendedorismo, capital de risco e programas de fomento para P&D. Além disso, os representantes da empresa falarão sobre sua área de atuação – eletrônica e veículos. Já a empresa Magia do Presente irá mostrar como funciona seu serviço de compras de presentes online. No evento, um tablet estará disponível para que o público possa navegar pelo site.

Outra empresa participante da UPA é a Meu Carrinho, startup de tecnologia e desenvolve o aplicativo Meu Carrinho – que faz parte do Grupo Buscapé Company – nas plataformas Android, iOS e Web para lista e comparação de produtos de supermercado. A apresentação será sobre os principais desafios enfrentados – desde a decisão para dedicação até o amadurecimento do projeto, bem como etapas de prototipação. Os representantes também falarão sobre o processo para atrair sócios e investidores e sobre a experiência com mentores e a participação em concursos de empreendedorismo.

As palestras das incubadas acontecerão das 15h às 16h, com a Tendere apresentando brevemente sua trajetória no universo empresarial e a importância da Unicamp, Inova e Incamp para a construção de sua história; a ANS Pharma mencionará a importância da Unicamp não apenas na educação e formação, mas possibilitando oportunidades para pesquisa e empreendedorismo. Já a empresa Solstício falará sobre a trajetória da empresa no setor de energia solar fotovoltaica.

Para mais informações sobre a UPA, acesse http://www.upa.unicamp.br/.