Samsung reinaugura laboratório na Unicamp para estimular criatividade de pesquisadores

Texto: Adriana Arruda
Fotos: Mayra Cioffi

Nesta quinta-feira (8), a Samsung reinaugurou o laboratório em parceria com a Unicamp para o desenvolvimento de projetos de pesquisa colaborativa. O laboratório está alocado no prédio do Inovasoft – dentro da própria Unicamp – e a reinauguração objetiva estimular ainda mais a criatividade dos pesquisadores e estabelecer um ambiente agradável e confortável para a realização de pesquisas na área de Tecnologia da Informação. “A motivação para reformar o laboratório foi criar um ambiente ainda mais propício à pesquisa e inovação, com sala descontraída, sofás, puffs, jogos e copa. O novo lab visa aguçar a criatividade dos alunos e professores e viabilizar um convívio onde a troca de experiências e visões irão colaborar para a geração das tecnologias do futuro”, afirma Vera Bier, diretora de inovação da Samsung.

A parceria Unicamp-Samsung em projetos colaborativos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) foi iniciada em setembro de 2012 com a intermediação da Agência de Inovação Inova Unicamp. Ao longo dos meses, o número de alunos envolvidos nos projetos (bolsistas e alunos de pós-graduação) assim como o de docentes praticamente dobrou. O valor do investimento da Samsung na instituição seguiu essa mesma tendência. Os projetos colaborativos em P&D da Unicamp com a Samsung envolvem sete executores – os professores Alexandre Falcão, Anderson de Rezende Rocha, Guido Araújo, Rodolfo Azevedo, Ricardo Dahab, Sandro Rigo e Paulo Lício, do Instituto de Computação da Unicamp; e o professor José Antenor Pomílio, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp. Os projetos de pesquisa englobam o desenvolvimento de plataformas computacionais móveis. De acordo com o professor Milton Mori, diretor executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, esse tipo de parceria é imprescindível para o crescimento socioeconômico de uma região. “Sendo a principal intermediadora dos projetos, a Inova Unicamp entende a necessidade de criar, cada vez mais, iniciativas para apoiar empresas e pesquisadores no estabelecimento de parcerias, especialmente no que tange aos projetos colaborativos de P&D”, explica Mori.

A Unicamp foi escolhida pela Samsung para esta parceria justamente por ser considerada uma das universidades mais importantes do País, conhecida por sua excelência em pesquisa e por sua tradição em inovação. “A Unicamp conjuga não somente uma indiscutível qualidade acadêmica assim como a capacidade de criar e realizar. Trabalhar com a Unicamp nos enche de orgulho!”, finaliza Vera.