Novos diretores completam gestão da inovação na Unicamp

Texto: Natasha Szejer

Neste mês de julho uma nova diretoria assumiu a coordenação da Agência de Inovação Inova Unicamp, órgão responsável pela gestão da inovação da Universidade. Além do professor Milton Mori, que foi nomeado diretor executivo no mês de maio, a nova diretoria é formada pelo professor da Faculdade de Engenharia Elétrica da Unicamp (FEEC), João Marcos Travassos Romano, indicado novo diretor de Parcerias e Projetos Colaborativos, por Patrícia Leal Gestic, diretora de Propriedade Intelectual, e por Eduardo Gurgel do Amaral, diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.

Segundo Milton Mori, a escolha dos novos diretores se pautou na busca por profissionais experientes para concretizar o planejamento em inovação trazido pela gestão do professor José Tadeu Jorge, reitor da Unicamp. Para Mori, a nova diretoria tem o principal objetivo de fortalecer ainda mais a atuação da Unicamp no cenário de inovação nacional. “Intensificaremos o relacionamento com as empresas inovadoras para trazer mais projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a Universidade, além de oportunidades para a região”, coloca o professor.

Sobre os novos diretores

Romano, novo diretor de Parcerias e Projetos Colaborativos da Inova Unicamp é doutor pela Université de Paris XI, Orsay (1987) e Professor Titular da FEEC, onde é docente em regime de dedicação exclusiva desde 1988.  O professor foi diretor associado da FEEC e presidente da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT). Recebeu da UNICAMP o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz”, edição de 2008, pelo destaque nas atividades de docência e pesquisa.

Nomeada diretora de propriedade intelectual, Patrícia é doutora pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp e acumula 15 anos de experiência no desenvolvimento científico e tecnológico nos setores público e privado, com ampla experiência em gestão estratégica orientada para novos negócios. Como consultora, atuou em projetos, análises de viabilidade técnico-econômica, informação tecnológica e estratégias de patente. Foi gerente de propriedade intelectual na Inova – entre junho de 2008 e setembro de 2010 – e foi responsável pela área de propriedade intelectual na VALE SOLUÇÕES EM ENERGIA, Empresa do Grupo VALE S.A., com subsidiárias nos Estados Unidos e Reino Unido entre os anos de 2010 e 2013.

Gurgel do Amaral, nomeado diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, é doutor pela Faculdade de Engenharia Elétrica da Unicamp e atua em áreas correlatas na Universidade desde os anos 90. Gurgel atua na Fundação Fórum Campinas, organização que reúne 16 instituições de pesquisa e desenvolvimento que têm atuação destacada na Região Metropolitana de Campinas, na qual já foi diretor executivo. O engenheiro também foi diretor de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social da Prefeitura Municipal de Campinas entre os anos de 2011 e 2012, e diretor técnico do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau entre 2006 e 2011. Em 2009, criou o Departamento de Inovação e Tecnologia do CIESP Campinas do qual é diretor desde então. Atualmente é também diretor adjunto do Departamento de Tecnologia do CIESP São Paulo.

Sobre a Inova Unicamp

Fundada há 10 anos, Agência de Inovação Inova Unicamp conta com uma equipe com cerca de 40 pessoas. Seu objetivo é estabelecer uma rede de relacionamentos da Unicamp com a sociedade para incrementar as atividades de pesquisa, ensino e avanço do conhecimento, atuando no auxílio aos pesquisadores no licenciamento das inovações, gestão da propriedade intelectual (PI) gerada no âmbito da Unicamp e no estímulo ao surgimento de empresas de base tecnológica.