Desafio Intel América Latina seleciona projeto de vencedores do Desafio Unicamp 2012

Tradução: Mayra Cioffi

A Intel anunciou os vencedores do Desafio Intel América Latina 2013, competição de modelo de negócios que busca promover o desenvolvimento de empreendedores associado à comunidade universitária da região. No mês de julho, mil projetos de equipes latino-americanas participaram da competição.

Dentre os três finalistas ficou a equipe brasileira formada pelos integrantes da Gloriosos, vencedora da segunda edição do Desafio Unicamp, que trabalharam com a tecnologia da Unicamp intitulada “Sensor ultra sensível para detecção de combustíveis adulterados”. O projeto que conquistou o terceiro lugar do Desafio Intel América Latina 2013 é o LUX Sensor, um sistema Opto-Eletro-Mecânico que analisa fluídos e gás para medir o índice de refração, sendo possível avaliar a qualidade de combustível antes que entre no motor, podendo economizar e prevenir danos no carro.

Os alunos da Unicamp representarão a universidade e o país na etapa mundial do Desafio Intel. “Tive uma experiência incrível, pois pude conhecer o Vale do Silício e ver como os negócios de base tecnológica realmente funcionam. Comecei cometendo erros, mas me ajudaram em todas as etapas e me sinto muito preparado agora. Chegarei ao Brasil renovado e muito preparado para me tornar um empreendedor de verdade e para sempre”, conta o integrante da equipe brasileira, Thierry Marcondes.

Em primeiro lugar na competição ficou a equipe do Chile com o projeto Estação de Monitoramento Móvel, uma plataforma que mede as variedades biomédicas e ambientais nos trabalhadores industriais, como em mineradores, por exemplo. Supervisores de segurança poderão monitorar todos os trabalhadores e avaliar a efetividade de medidas de segurança.

Já o segundo lugar ficou com a equipe da Venezuela, com o projeto Appetite+, que é uma rede social para encontrar aplicativos que permitem ver no iPhone dos amigos e descobrir os aplicativos que estes utilizam.

As três finalistas competirão pelo prêmio de 100 mil dólares na etapa global do desafio, o Intel Global Challenge 2013, que acontece em outubro na Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA).

De acordo com Javier F. Firpo, diretor de Programas de Educação e Responsabilidade Social Empresarial para a Intel na América Latina, “é uma honra ter equipes de grande criatividade que estão usando seus conhecimentos para desenvolver soluções com aplicações na indústria, na sociedade, empresas e na economia. Ao incentivar o empreendedorismo nos jovens, buscamos estabelecer condições para a geração de mais empregos e oportunidades de desenvolvimento econômico e competitividade na região”, conta o executivo.

O Desafio Intel America Latina teve o objetivo de promover experiências educativas de alto valor aos participantes finalistas, como o Younoodle Camp, um programa de formação de empreendedores que aconteceu no mês de julho em San Francisco, California (EUA). Neste programa, com um mês de duração, os jovens empreendedores assistiram a cursos ministrados por professores da Universidade de Stanford, visitaram empresas de base tecnológica, se reuniram com mentores experientes e investidores imersos no ecossistema de negócios mais influente do mundo.

A organização do Desafio Intel América Latina contou com a ajuda de cerca de 150 juízes de universidades, grupos de investidores, ONGs, governos, empresários e especialistas em tecnologia de toda a América Latina, que se dedicaram por muitas horas para avaliar o grande número de projetos inscritos.

 

Para mais informações, visite:

www.intel.com/educacion
www.desafiointel.com
www.entrepreneurshipchallenge.org
http://newsroom.intel.com/docs/DOC-3917

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.