ERIOS lança tecnologia da Unicamp no 49º Encontro GBMD

Texto: Adriana Arruda
Foto: Divulgação

De 22 a 24 de julho acontece o 49ª Encontro GBMD (Grupo Brasileiro de Materiais Dentários), na cidade de Piracicaba. O evento conta com a participação ativa da ERIOS, empresa da área odontológica que lança no encontro uma tecnologia desenvolvida pelos pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp.

De acordo com a professora Giselle Maria Marchi Baron, pesquisadora responsável, a tecnologia consiste em um dispositivo de jato de ar aquecido para ser utilizado na área odontológica, buscando promover melhoras nas propriedades físico-mecânicas de materiais – como o sistema adesivo (volatilização de solventes presentes no mesmo) utilizado para união entre restaurações e substratos dentais. A ideia foi criar um dispositivo que apresentasse tanto a temperatura ambiente – 23ºC, utilizada nos equipamentos odontológicos atualmente – quanto o jato de ar aquecido – 40ºC. “Enxergamos grande utilidade ao desenvolver um dispositivo capaz de produzir jato de ar aquecido para uso em substâncias na fase líquida, objetivando produzir melhorias nas suas propriedades – tais como resistência coesiva, resistência a flexão e módulo de elasticidade”.

O diferencial da invenção está no aquecimento das amostras por meio do jato de ar aquecido, dispositivo ausente nos dispositivos odontológicos convencionais. “Além disso, o dispositivo apresenta alternância entre jato de ar aquecido ou temperatura ambiente com pressão e vazão de ares ejetados controlados e constante. A pressão do jato de ar é menor que a das seringas tríplices utilizadas rotineiramente. Isso foi idealizado para oferecer mais precisão a técnica de volatilização dos sistemas adesivos. Assim, a distância de aplicação do jato de ar pode ser diminuida, ou seja, o jato de ar pode ser aplicado mais próximo ao dente sem o risco de remover o adesivo da superfície do dente pela força do jato, tornando o procedimento mais preciso“ afirma. Segundo a pesquisadora, o jato de ar aquecido propõe uma solução para se obter uma camada adesiva de qualidade, que possibilitará alcançar o sucesso clínico a longo prazo.

O pedido de patente da tecnologia foi depositado em 2011 com auxílio direto da Agência de Inovação Inova Unicamp, que também intermediou o processo de licenciamento da tecnologia para a ERIOS em 2011. De acordo com Ernani Rios, a empresa trabalhou em conjunto com os pesquisadores para a execução e fabricação do primeiro protótipo. “Após avaliação e testes, a tecnologia passou por algumas melhorias para melhorar seu desempenho e respaldar as solicitações dos pesquisadores”, explica Ernani. Com a industrialização e comercialização do produto, a ERIOS também fechou parceria com a empresa ODEME  para a implantação de inovações tecnológicas no dispositivo que proporcionaram melhor precisão em seu funcionamento.

As perspectivas da empresa com o novo dispositivo de jato de ar aquecido são positivas. “Acreditamos que a tecnologia tem um alto potencial para atingir diversos públicos. Incorporamos um dispositivo inovador em nossa linha de produtos e, com isso, iremos oferecer a outras universidades um produto de qualidade e alta confiabilidade. Desejamos também fornecer o equipamento para empresas que atuem junto a consultórios, que é outro campo de aplicação do dispositivo”, finaliza Ernani.

O dispositivo pode ser visto pela primeira vez no 49ª Encontro GBMD e os interessados devem entrar em contato diretamente com Ernani. “Estaremos com um estande nos dias do evento para explicar aos interessados sobre a tecnologia, seu funcionamento e principais utilizações”. A escolha pelo lançamento da tecnologia no 49º Encontro GBMD é uma forma de reconhecimento ao apoio que a empresa recebeu da FOP e do GBMD ao longo dos anos. “A empresa acredita que o lançamento da tecnologia no evento possa atrair o público presente, que já o encontro contará com a participação de pesquisadores, aluno, docentes e empresários da área odontológica”, explica Ernani.

Sobre a ERIOS

A ERIOS Equipamentos Técnicos e Científico é uma empresa nacional focada no fornecimento de materiais e equipamentos para preparação de amostras nas pesquisas científicas em laboratórios universitários. É distribuidora de materiais importados e fabricante de equipamentos desenvolvidos em parceria com universidades. Para mais informações, acesse http://www.erios.com.br/.