Prêmios Santander Universidades 2013 estão com as inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para os Prêmios Santander Universidades 2013.

A 9ª edição da iniciativa vai conceder R$ 2 milhões em prêmios – o dobro do valor em relação a edição do ano passado – e bolsas de estudos internacionais para alunos de graduação, pós-graduação, professores pesquisadores e Instituições de Ensino Superior.

As inscrições dos projetos podem ser feitas pelo site www.santander.com.br/universidades até 17 de setembro de 2013. Todos os inscritos terão direito a um curso on-line de empreendedorismo elaborado pela Babson College, renomada Instituição americana. Os vencedores serão anunciados no dia 19 de novembro de 2013, na cerimônia de premiação no Hotel Grand Hyatt, na cidade de São Paulo a partir das 12 horas.

“A cada ano buscamos aprimorar os Prêmios. Temos um diálogo aberto e produtivo com a academia, onde identificamos suas necessidades e buscamos, dentro da nossa expertise, soluções inovadoras para apoiar o desenvolvimento da educação superior no Brasil. É com muita satisfação que chegamos à nona edição como a maior premiação da academia brasileira, que já têm dado frutos que beneficiam não só os participantes, mas toda a sociedade” comenta Jamil Hannouche, diretor do Santander Universidades Brasil.

Sobre os prêmios

Ao todo são quatro grandes premiações. Voltado para alunos de graduação e pós, o Prêmio Santander Empreendedorismo vai selecionar projetos nas categorias: Economia Criativa, Empresas de Base Tecnológica, Setores Tradicionais, Biotecnologia e Saúde e Jovem Empreendedor Comunitário. Serão cinco ganhadores que levarão um prêmio de R$ 100 mil cada um, além de bolsas de estudos presenciais na Babson College, em Boston, nos Estados Unidos, para os estudantes e seus respectivos professoresorientadores.

O Prêmio Santander Ciência e Inovação vai selecionar projetos inovadores de professores-doutores nas categorias Indústria, Tecnologia da Comunicação, da  Informação e da Educação, Biotecnologia e Saúde. Os  12 finalistas vão receber bolsas Ibero-Americanas no valor equivalente a 5 mil euros. Além disso, o ganhador de cada categoria leva R$ 100 mil líquidos como reconhecimento à sua pesquisa.

O Prêmio Santander Universidade Solidária vai premiar projetos de extensão que envolvam a universidade e a comunidade em seu entorno voltados para o desenvolvimento sustentável e geração de renda.

Oito vencedores vão receber R$ 100 mil cada um para usar na implementação do projeto, junto com apoio técnico especializado de até dois anos.

Por fim, o Prêmio Guia do Estudante – Destaques do Ano, em parceria com a Editora Abril, vai escolher quatro Instituições de Ensino Superior que tenham sido destaque em 2013 com iniciativas para o desenvolvimento da educação no País. As categorias desse prêmio são: Uso de recursos tecnológicos, Autoavaliação institucional, Parceria com setor privado e Investimento em áreas estratégicas.

Cada projeto é avaliado por uma banca independente formada por instituições de renome nacional e internacional. Para isso, o Santander Universidades conta parceiros como Academia Brasileira de Ciências, Babson College, Editora Abril, Endeavor, Fundação Dom Cabral e UniSol, entre outros.