Próxima Conferência Anpei será realizada em São Paulo

A 14ª edição da Conferência Anpei será realizada nos dias 27, 28 e 29 de abril de 2014, na capital de São Paulo, e marcará um momento especial para a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), já que ela completa 30 anos de existência. O anúncio da data e local do evento foi feito pelo presidente da entidade, Carlos Calamanovici, durante o encerramento da XIII Conferência Anpei, hoje, 5 de junho, em Vitória, no Espírito Santo.

Um total de 1.507 pessoas compareceu ao encontro de 2013. A maioria era representante de empresas (64%), mas o evento contou ainda com a presença de profissionais de agências de fomento e de governo (8%) e instituições científicas e tecnológicas (5%) – 23% dos participantes não se classificaram nessas categorias. A maioria dos participantes era do próprio Espírito Santo (931), seguido por São Paulo (195), Rio de Janeiro (113), Minas Gerais (56) e Distrito Federal (56).

Coube a Mario Barra, coordenador geral da XIII Conferência Anpei, apresentar o balanço da edição de 2013 e ler a Carta de Vitória do Espírito Santo no encerramento. O documento contém um resumo dos três dias de discussões e as recomendações da Anpei para aperfeiçoamento do sistema nacional de inovação.

“Tivemos uma participação de pessoas do Espírito Santo que superou as expectativas. E mais de 950 pequenos e microempresários que estão apostando na inovação, olhando a competitividade, participaram do Workshop Sebrae-Anpei”, ressaltou Calmanovici. “Além da participação expressiva de pessoas do próprio Estado do Espírito Santo, destacamos a presença dos cariocas, que reflete o trabalho feito por nosso escritório de representação aberto no Rio de Janeiro”, apontou Mario Barra.

Também estiveram na cerimônia de encerramento da Conferência o secretário Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Jadir Péla, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), Manuel Pimenta, e o gerente de inovação do Sebrae-ES, Mario Barradas.

“Estamos felizes com a participação do público capixaba. E a leitura da Carta nos mostra que temos muito trabalho à frente”, destacou Pimenta, da Findes. Ele anunciou a assinatura de um protocolo de intenções entre o Instituto Euvaldo Lodi-ES (IEL) e a Anpei para que a Associação traga os cursos de seu programa de formação profissional continuada em inovação, o EducAnpei, para o Estado. A Anpei entra com professores, conteúdo e material didático; o IEL-ES fornece a infraestrutura para a aplicação dos cursos.

“Inovação está na pauta, precisamos aproveitar para ir em frente, e temos muito para fazer, especialmente no que se refere a tornar as micro e pequenas empresas mais inovadoras”, afirmou Barradas, do Sebrae-ES. “Eventos como esse, com pessoas que podem influenciar nas políticas e decisões, são importantes”, prosseguiu.

O secretário Jadir Péla lembrou que Vitória foi uma das primeiras cidades a construir um sistema municipal de inovação no País. “Temos um governo que trata o tema da inovação como algo que pode transformar o Estado e queremos continuar sendo parceiros nessa luta, que é uma luta nacional”, apontou ele, dizendo que a parceria com a Anpei continuará, já que ele preside o Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Ciência e Tecnologia (Consecti), entidade com a qual a Associação mantém constante diálogo.