A RedEmprendia e o CSEV assinam acordo para impulsionar unX

Fonte: RedEmprendia

Esta aliança estratégica visa promover a primeira comunidade ibero-americana de empreendedorismo digital, que hoje conta com mais de 16 mil participantes

Madrid, 5 de junho de 2013 – O Centro Superior para la Enseñanza Virtual, CSEV e a rede universitária ibero-americana RedEmprendia vão de mãos dadas na sua aposta no desenvolvimento e o crescimento da comunidade de empreendedores unX, graças ao acordo assinado por Juan A. Gimeno, presidente do CSEV, e Senén Barro, presidente da RedEmprendia o passado 4 de xunho em Madrid.

Com esta aliança, a RedEmprendia integra um projeto iniciado pela fundação CSEV, o Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), a Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), a Telefónica e o Banco Santander, através da súa Divisão Global Santander Universidades para a criação da primeira comunidade ibero-americana de empreendedorismo digital. A rede unX é um projeto aberto que vocaciona juntar esforços com outras entidades do âmbito académico e empresarial, interessadas no impulsionamento de novas fórmulas para ajudar ao coletivo de empreendedores luso e hispano falante na América Latina.

Atualmente, a unX com 16.000 participantes, está a oferecer três cursos em aberto; um sobre o desenvolvimento de aplicações móveis com App Inventor; um outro sobre competências transversais do empreendedor, mais um terceiro sobre competências digitais básicas, combinando a experiência da rede social com a formação.

Juan A. Gimeno apontou que “a unX revela-se como um dos projetos mais emblemáticos do CSEV e os seus patrões, e refere a vocação ibero-americana de reforçar o espaço regional do conhecimento e do empreendedorismo. A unX nasce com o apoio de importantes sócios e, sem qualquer dúvida, a incorporação da RedEmprendia significa incluir um quinto membro da mesma categoría que os anteriores, do CSEV achamos que, somando, multiplicamos resultados”.

Por sua vez, Senén Barro fez questão de destacar que graças a este acordo a RedEmprendia “junta a sua rede, a sua experiência e capacidade de transferência de I+D e empreendedorismo aos melhores parceiros possíveis para levar adiante um projeto entusiasmante e mesmo necessário”.

A RedEmprendia é “o primeiro agente do empreendedorismo universitário ibero-americano”, acrescentou Senén Barro, e “a unX virá a tornar-se a grande Comunidade Ibero-Americana do Empreendedorismo”, sendo que a sua integração irá contribuir para o reforço das iniciativas de ambas as entidades e encetará novos caminhos para apoiar os empreendedores. Neste sentido, o presidente da RedEmprendia sublinhou que “desenvolver ecossistemas virtuais para ajudar a empreender é facilitar que todos os ingredientes necessários -empresas, empreendedores, investidores e instituições- interajam e se reforçem mutuamente em escala internacional, gerando riqueza, emprego e qualidade de vida”.

O Diretor da Área de Projetos Corporativos da Divisão Global Santander Universidades, Fernando Ordóñez, presente também na assinatura, sustentou que “achamos que esta é a melhor maneira de impulsionar o empreendedorismo e a inovação, uma iniciativa fantástica que irá permitir à RedEmprendia usufruir de uma plataforma com enormes possibilidades como é a unX”.

CSEV

O Centro Superior para la Enseñanza Virtual (CSEV) é uma fundação destinada à promoção da educação virtual através da aplicação das TICs no ensino superior sendo que participa em projetos nacionais e internacionais e segue, para isso, as mais recentes tendências em e-learning tais como o Mobile Learning e a Learning Analytics.

RedEmprendia

A RedEmprendia é uma rede universitária ibero-americana que visa promover a transferência de conhecimento, o desenvolvimento tecnológico, a inovação e o empreendedorismo responsável. A RedEmprendia (www.redemprendia.org) é formada por 20 universidades ibero-americanas de 7 países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México e Portugal), Universia –a maior rede de universidades de língua espanhola e portuguesa- e o Banco Santander, que através da sua Divisão Global Santander Universidades (www.santander.com/universidades) apoia as atividades da RedEmprendia.

Mais informações:

www.csev.org