XIII Conferência Anpei apresenta modelo privado de agência de inovação universitária

Shirley Jamieson, diretora da Cambridge Enterprise, falará sobre o órgão que ajuda a Universidade de Cambridge em seus projetos e atividades de inovação

No Brasil, depois da aprovação da Lei de Inovação federal em 2004 e de leis equivalente em diversos Estados da Federação, as universidades e institutos de pesquisa públicos estão cada vez mais orientados a criar estruturas profissionais de gestão de inovação. São os núcleos de inovação tecnológica, conhecidos pela sigla NITs. A XIII Conferência Anpei, que começa nesta segunda-feira (5 de junho) no Centro de Convenções de Vitória, no Espírito Santo, traz ao Brasil a diretora de Marketing da Cambridge Enterprise, Shirley Jamieson, que falará sobre o trabalho desse escritório da prestigiada Universidade de Cambridge. Ele tem as mesmas responsabilidades de um NIT em uma universidade brasileira, mas conta com mais liberdade de atuação por ser uma empresa privada.

Em geral, os NITs brasileiros são órgãos públicos. A criação deles é um dos únicos pontos mandatórios para as instituições públicas desde a publicação da Lei de Inovação, ou seja, elas são obrigadas a criar NITs para gerir seus contratos de licenciamento e transferência de tecnologia, acordos de pesquisa colaborativa com empresas e a propriedade intelectual gerada a partir de suas atividades de pesquisas, entre outras atividades.

No caso da Cambridge Enterprise, é uma empresa privada que tem uma gestão profissionalizada, autonomia, e conta com uma equipe de funcionários com experiência de mercado. É totalmente focada nas estratégias de negócio, e além de trabalhar com gestão da propriedade intelectual e os contratos de tecnologia, é também uma incubadora de empresas de base tecnológica e administra recursos da Universidade de Cambridge e de outras fontes para investimento em empresas de base tecnológica.

Shirley Jamieson foi coautora da proposta vencedora para criar o centro de empreendedorismo da Universidade de Cambridge em 1999 e ocupou o posto de Líder de Relações Externas do Centro que, em 2004, evoluiu para a Cambridge Enterprise. Ela tem uma vasta experiência em empresas startups de base tecnológica. Trabalhou por mais de 15 anos na busca de tecnologias em statups. Primeiro pela Egon Zehnder International como pesquisadora, em seguida, por seis anos, ela foi diretora da Scientific Resources, empresa da Generics Group.

Em meados da década de 1990, ela passou a atuar em sua própria empresa de consultoria para empresas de base tecnológica. Em 2002, ela foi reconhecida pela comunidade de Cambridge no Cambridge Evening News como “Mulher de Negócios do Ano”. Ela tem sido conselheira da Universidade Anglia Ruskin desde 1993.

Na XIII Conferência Anpei, Shirley Jamieson fará uma apresentação dentro da programação dedicada ao trabalho dos três Comitês Temáticos da Anpei – Promoção da Interação ICT-Empresa; de Gestão da Propriedade Intelectual; e de Alta Performance na Gestão de Centros de P&D. Os Comitês Temáticos Anpei reúnem os representantes das associadas para debater temas que são cruciais para as atividades de inovação nas empresas. Os Comitês são essencialmente um ambiente de aprendizado, para troca de conhecimentos, experiências e práticas entre os associados da Anpei para alavancar suas atividades de inovação. Shirley Jamieson se apresentará em plenária dos Comitês Temáticos Anpei no dia 4 de junho, terça-feira, entre 12h e 13h.

Além da presença de Jamieson como palestrante, o governo do Reino Unido também enviará para a XIII Conferência Anpei o gerente de Inovação do UK Trade and Investment (UKTI), Jeferson Manhaes. Ele não fará parte de nenhum painel do evento, mas estará na Conferência buscando oportunidades de parcerias e negócios entre o Brasil e o Reino Unido. O UKTI é a organização do governo britânico que apoia empresas do Reino Unido em seus negócios internacionais e empresas estrangeiras que queiram se estabelecer no Reino Unido.

Inscrições: Ainda dá tempo de se inscrever para a XII Conferência Anpei pelo site oficial do evento – http://www.anpei.org.br/xiiiconferencia/ – ou pelo hotsite para dispositivos móveis – http://www.anpei.org.br/xiiiconferencia/hotsite/. Voltado para smartphones, laptops e tablets que utilizem os sistemas Android, IOS ou Windows Phone, o hotsite permite também acessar de forma rápida e simples a programação do evento, e ainda fazer download das apresentações, visualizar o mini currículo e entrar em contato por e-mail com os palestrantes, dentre muitas outras funcionalidades que serão oferecidas.