Inovação está entre os temas do 31º Encontro Econômico Brasil-Alemanha

Cerca de dois mil empresários brasileiros e alemães debaterão oportunidades de negócios para pequenas e médias empresas, infraestrutura e inovação, a partir desta segunda-feira (13) até amanhã (14), em São Paulo (SP). A ideia do 31º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA) é ampliar a cooperação econômica e a competitividade entre as empresas dos dois países.

A indústria brasileira busca ampliar a cultura da inovação para aumentar a produtividade e  agregar valor em seus produtos. Atualmente, 17% das exportações alemãs correspondem a produtos de alta tecnologia. A Alemanha é o principal parceiro europeu do Brasil e o quarto maior no mundo, atrás apenas da China, dos Estados Unidos e da Argentina.

Acordo

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Sociedade Fraunhofer, instituição alemã especializada em transferência de tecnologia, firmaram um acordo para desenvolver 23 Institutos de Inovação (ISIs), que serão construídos até 2014.

Os ISIs prestarão serviços tecnológicos para empresas em todo o Brasil e em diversas áreas, como tecnologia a laser, energia renovável, tecnologia de micromanufatura e microeletrônica. Alguns serviços já estão em funcionamento.

Nos últimos oito anos, a corrente de comércio bilateral apresentou um desempenho expressivo: passou de US$ 11,2 bilhões em 2005 para US$ 21,5 bilhões.

(Agência Gestão CT&I de Notícias com informações da CNI)

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.