Fundo Pitanga investe em empresa filha da Unicamp

Primeiro investimento é na I.Systems, empresa de software formada por ex-alunos da Universidade

O Fundo Pitanga anunciou seu primeiro investimento na I.Systems, empresa de software filha da Unicamp especializada em automação industrial sediada em Campinas. Com a realização do investimento, o Fundo Pitanga passa ter uma participação minoritária na empresa e a compartilhar o controle com os sócios fundadores. Os sócios fundadores da I.Systems – Igor Santiago, Ronaldo Silva, Leonardo Freitas e Danilo Halla – são matemáticos e engenheiros de computação formados pela Unicamp e especializados em lógica Fuzzy e sua aplicação em processos de automação industrial e controle de sistemas.

Entre 2006 e 2010, com auxílio da Fapesp e Finep, os sócios desenvolveram os fundamentos matemáticos e algoritmos capazes de gerar automaticamente as regras necessárias para a implementação de sistemas baseados em lógica Fuzzy. Até o desenvolvimento destes algoritmos, a principal restrição à adoção de sistemas Fuzzy era a dificuldade e o custo de criar e implementar as centenas de regras necessárias para o funcionamento eficiente de sistemas baseados em lógica Fuzzy. Esta nova tecnologia foi aplicada inicialmente no desenvolvimento do software Leaf, iniciado em 2009. O Leaf, disponível desde 2011, já vem sendo utilizado por grandes empresas, como Coca-Cola Femsa, Ajinomoto, Rhodia e São Martinho, gerando ganhos de eficiência e reduções significativas nos seus custos.

A inovação tecnológica desenvolvida pela I.Systems e incorporada no software Leaf  torna a tecnologia Fuzzy acessível, simples, e aplicável em uma grande variedade de processos passíveis de automação, tanto no setor industrial quanto na área de serviços. “Estamos muito empolgados com este primeiro investimento do Fundo Pitanga. O objetivo do investimento é permitir o crescimento da I.Systems na área de automação industrial e a aplicação desta tecnologia proprietária em diferentes áreas de negócio”, explica Fernando Reinach, gestor do Fundo Pitanga.

Fundado há dois anos, o Fundo Pitanga é um fundo de Venture Capital, cujo objetivo é trabalhar com empreendedores com ideias inovadoras ajudando a construir empresas que tenham como objetivo atuar em mercados grandes e que possam capturar em um curto espaço de tempo frações expressivas desses mercados.

Para Igor Santiago, presidente da I.Systems, “esse investimento, permitirá o rápido crescimento da empresa e o desenvolvimento de novos produtos. Nosso objetivo é auxiliar nossos clientes a diminuírem seus custos e aumentarem sua competitividade, otimizando seus processos industriais. Pretendemos também identificar parceiros para a comercialização do software nos EUA, Europa e Ásia”.

Empresas filhas da Unicamp

São consideradas empresas filhas da Unicamp aquelas que tenham entre seus sócios pelo menos uma pessoa relacionada à Unicamp – alunos ou ex-alunos, de graduação ou pós-graduação dos programas de mestrado e doutorado de todas as unidades da Unicamp; professores ou ex-professores; funcionários ou ex-funcionários; incubadas ou graduadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp; empreendedores que tenham licenciado tecnologia da Unicamp. Atualmente, a rede conta com 246 empresas filhas cadastradas no site da Agência de Inovação Inova Unicamp, somando mais de 10 mil funcionários. Para saber mais sobre as empresas filhas da Unicamp, acesse https://www.inova.unicamp.br/empreendedores/empresas-filhas/.