Embrapii será organização social e terá aporte de R$ 1 bilhão até 2014

Anúncio foi feito pelo governo federal durante lançamento do Plano Inova Empresa

Portal Inovação Unicamp – Guilherme Gorgulho

O governo federal anunciou no dia 14 de março, durante o lançamento do Plano Inova Empresa, que o modelo institucional da Empresa Brasileira para Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) será de uma organização social (OS), o que permitirá mais flexibilidade para a gestão dos recursos e dos projetos. A iniciativa, uma parceria dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC) com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), vai contar com um aporte de R$ 1 bilhão, em 2013 e 2014, provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e dos parceiros envolvidos.

Criada sob inspiração da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), voltada principalmente às empresas de pequeno e médio portes, nos moldes do Instituto Fraunhofer, da Alemanha, a Embrapii terá como objetivo fomentar a cooperação entre empresas e instituições tecnológicas ou de direito privado sem fins lucrativos voltadas a pesquisa e desenvolvimento (P&D).

“Agora nós temos que dar força e vida para a Embrapii. Ela foi criada e temos um desafio enorme, que é fazer com que seja realmente um alavancador do desenvolvimento tecnológico para a indústria brasileira e que ela leve para toda a cadeia produtiva — principalmente, as grandes cadeias, como os setores de petróleo e gás, petroquímico, indústria automobilística, fármacos — a amplitude esperada”, disse o presidente da CNI, Robson Andrade, durante o lançamento do Inova Empresa, em Brasília (DF).

Piloto
Desde o começo de 2012 está em operação um programa piloto da Embrapii, com três instituições: Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT), em São Paulo, na área de biotecnologia; o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), no Rio de Janeiro, em energia e saúde; e Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec), em Salvador, em automação e manufatura.

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.