Campinas quer aceleradora do programa TI Maior

Indústria de TI Campineira quer alinhamento público e privado para trazer investimentos e acelerar 100 startups no município

Campinas, 30 de janeiro de 2012 – Instituições públicas e privadas de Campinas estão se articulando para que o munícipio seja sede de uma das seis aceleradoras escolhidas no âmbito do projeto Start-Up Brasil, que faz parte das ações do programa TI Maior. A intenção é reforçar a importância de Campinas atrair esses investimentos para continuar seu caminho rumo à liderança no setor de Tecnologia da Informação (TI).

Em Campinas os setores de TI e de Capital de Risco (“Venture Capital”) vêm organizando o projeto “100 Start-Ups”, com ações alinhadas ao programa nacional, voltadas para contribuir com o desenvolvimento dessa cadeia produtiva. A cidade é sede de diversas entidades que promovem o desenvolvimento da inovação, entre eles a Agência de Inovação Inova Unicamp e o Núcleo Softex, além de ser centro de universidades de ponta no país, como Facamp, Unicamp e PUC-Campinas.

Diante de todos os esforços, uma das prioridades neste momento é vencer o processo de seleção que o MCTI abriu para o projeto Start-Up Brasil. Ao todo, seis instituições serão escolhidas no país para operar programas de aceleração de empresas que tenham produtos ou serviços inovadores para competir no mercado global. A candidata campineira contará com vasta experiência na área de empreendedorismo em TI e vem formalizando apoio dos demais atores públicos e privados no munícipio e no estado. “Temos todas as condições de trazer essa aceleradora para Campinas e pretendemos reunir todos os esforços possíveis, tanto de entidades privadas como públicas, para que aqui possamos apoiar e financiar mais empreendedores com o projeto 100 Start-Ups”, ressaltou Juliano Graff, Presidente da Master Minds. “É um ambiente propício com a articulação de todos em torno de um mesmo objetivo e muita experiência combinada dos setores de TI, Capital de Risco e Empreendedorismo”, apontou Alexandre Picchi Neves, Presidente da IVP.

A proposta para o Edital Start-Up Brasil será entregue por representantes da “100 Start-Ups”, em Brasília, no próximo dia 31 de janeiro.

Sobre o Programa TI Maior

Sobre o Programa Start-Up Brasil

O Programa Start-Up Brasil é o Programa de Aceleração de Empresas de Software e Serviços de Tecnologias da Informação – Start-Up Brasil

Sobre a Master Minds

A Master Minds foi fundada em 2007, com sede em Campinas, São Paulo, Brasil. Atua no mercado de empreendedorismo e venture capital, incentivando o desenvolvimento econômico sustentável.

Sobre a IVP

Criada em 2011 por quarenta e oito empresários e executivos oriundos da Unicamp (ex-alunos, ex-professores e empreendedores), a Inova Venture Participações (IVP) é uma sociedade de participações de Campinas, cujo core é o investimento e a aceleração dos negócios de startups de tecnologia.

Para obter mais informações, acesse www.ivp.net.br.