Rede de gestão integrada de CT&I é inaugurada em Brasília (DF)

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, inaugurou, nesta terça-feira (4), a Rede de Gestão Integrada de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Brasília (DF). A plataforma será útil para ampliar a comunicação entre as 27 secretarias estaduais de ciência e tecnologia através da rede Ipê, infraestrutura baseada em transmissão óptica. 

Eventos como os fóruns nacionais dos conselhos nacionais de Secretários Estaduais para Assuntos de C,T&I (Consecti) e das Fundações Estaduais de Amparo a Pesquisa (Confap), por exemplo, poderão ser feitos por meio de videoconferência. A rede é um esforço conjunto entre o MCTI, o Consecti e a RNP.

O presidente do Consecti, Odenildo Sena, fez observações sobre a fase de amadurecimento do projeto. “Houve percalços ao longo desses dez anos em que nós construímos essa parceria com o MCTI e seus institutos, mas nos demos conta de que o compartilhamento é fundamental para fazer a ciência avançar no Brasil”. Segundo ele, o sistema irá favorecer a descentralização, já que as secretarias podem participar das reuniões de qualquer lugar do país.

“Essa plataforma é importante como símbolo de uma iniciativa que tomamos com bastante força, em conjunção com todas as secretarias, com vista a implantarmos uma política de Estado para ciência e tecnologia”, destacou o ministro Marco Antonio Raupp.

O diretor geral da RNP, Nelson Simões, falou sobre o desempenho das secretarias estaduais no sentido de criar infraestrutura de pesquisa no país. “Temos na federação uma possibilidade de trabalhar colaborativamente, encurtando distâncias para o desenvolvimento da ciência no país”, afirmou. “Basicamente, precisamos criar projetos conjuntos, utilizar as ferramentas de cooperação e aprender uns com os outros como desenvolver melhor ciência, tecnologia e inovação.”

(Agência Gestão CT&I de Notícias com informações do MCTI)

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.