Agência da Unicamp disponibiliza 144 patentes em seu novo site

Métodos e processos inovadores estão sendo disponibilizados para empresas

As informações de 144 processos, métodos e produtos inovadores com patentes depositadas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) estão sendo disponibilizadas pela Agência de Inovação Inova Unicamp para empresas que desejam licenciar e continuar o desenvolvimento de tecnologias oriundas da universidade e oferecê-las para a sociedade. As inovações são muitas. Vão desde processo e método para produção de fármacos contra colesterol, passam por quebra-mar de pet, por processo de produção de bioquerosene e até descristalizador de mel.

Essa vitrine tecnológica está acessível desde a semana passada no site www.inova.unicamp.br/site. A agência é responsável pela gestão da propriedade intelectual, especialmente de patentes, e pela transferência de tecnologias protegidas da universidade. A transferência é formalizada por meio de contratos de licença para uso e exploração da propriedade intelectual.

Estão nessa vitrine oito projetos em agricultura e saúde animal, oito em alimentos e bebidas, quatro em biotecnologia, seis em construção civil, 13 em energia e combustíveis, 12 em materiais, um em moda, nove em nanotecnologia, 20 em química, oito em softwares, 15 em tecnologia da informação (TI), oito em tecnologia verde e 34 em saúde.

Segundo a diretora de propriedades intelectual e transferência de tecnologia do Inova, Patricia Magalhães de Toledo, as pesquisas que estão na vitrine tecnológica da agência são as mais recentes, mas aos poucos serão inseridas as mais antigas, disponibilizando assim todo o acervo de inovação desenvolvido na universidade. “Estamos enfatizando as que pesquisas que tem perfil comercial que possam beneficiar as empresas inovadoras que buscam, além de suas pesquisas, outras fontes de inovação para seus portfólios”, afirmou.

“A agência auxilia a empresa interessada em uma pesquisa em todo o processo, inclusive no contato com o pesquisador. O objetivo é fortalecer ainda mais a relação universidade-empresa e, a partir de um possível licenciamento, fazer com que a empresa comercialize a tecnologia e consequentemente faça com que ela beneficie diretamente a sociedade”, disse.

Uma novidade do novo portal da Agência é a segmentação realizada para tornar o site mais atrativo para seus públicos específicos. No menu principal, há a divisão em Comunidade Unicamp , Empresas e Empreendedores. De acordo com Patricia, essa diferenciação foi feita para que o público-alvo encontre a informação que necessita rapidamente. “A ideia é que o site se divida nos diversos escopos de atuação da Agência para que, assim, a informação procurada seja acessada de maneira mais ágil e eficiente”, afirmou.

As pesquisas que estão sendo disponibilizadas aparecem na vitrine separadas por área de conhecimento — construção civil, agricultura e saúde animal, biotecnologia, energia e combustíveis, materiais, moda, nanotecnologia, química, saúde, software, tecnologia da informação e tecnologia verde.