Sebrae e Petrobras firmam convênio para apoiar micro e pequenas empresas

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) firmaram um convênio, na última quinta-feira (01),  no Rio de Janeiro. O objetivo da parceira é que as micro e pequenas empresas (MPE), em que o Sebrae desenvolve projetos de petróleo e gás, tenham acesso ao resultado de pesquisas realizadas por oito das 49 redes temáticas ligadas ao Cenpes.

De acordo com o coordenador nacional de Petróleo e Gás do Sebrae, Gustavo Reis, a iniciativa representa “um salto de qualidade que permite  entender o que o pesquisador está realizando e traduzir isso para as MPE, sempre com foco na geração de negócios”.

Para o gerente de Desenvolvimento Industrial do Sebrae/RJ, Renato Regazzi, “as bases desse convênio são ambiciosas e inovadoras e representam muito para os empreendimentos de pequeno porte, que precisam do engajamento de instituições e empresas âncoras”.

O convênio também prevê que as empresas tenham acesso facilitado ao crédito. “Para otimizar ainda mais os resultados, estamos desenvolvendo produtos customizados com a Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Brasil (BB) e a agência de fomento estadual Investe Rio” explica Regazzi. A meta, segundo o dirigente, é selecionar empresas fluminenses.

De acordo com o coordenador da gerência de relacionamento com a comunidade de ciência e tecnologia da Petrobras, Rodrigo Smolka, a instituição não está apenas procurando atendimento para demandas específicas, mas unindo a cadeia produtiva. “A proposta é que as empresas consigam produzir bens e produtos com prazo, preço e qualidade”.

 

(Agência Gestão CT&I de Notícias com informações da Agência Sebrae)