Encontro Nacional discute a popularização da ciência e tecnologia no país

Importantes nomes da área acadêmica e profissional vão se reunir no Encontro Nacional de Popularização da Ciência & Tecnologia, que acontece entre os dias 7 e 9 de novembro, no auditório da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro.

O objetivo do evento é promover o intercâmbio entre diversos setores da sociedade, com discussões sobre história, arte contemporânea e perspectivas da popularização da ciência e da tecnologia no Brasil. A iniciativa está prevista no edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia.

Segundo a organizadora do encontro, a professora Lucianne Fragel Madeira, a intenção de se popularizar a C&T é garantir que os conhecimentos obtidos no ambiente acadêmico possam ser transmitidos para públicos não especializados. “É uma contribuição social, que torna possível disponibilizar informações e tecnologias para ajudar a melhorar a vida das pessoas, além de ser uma forma de prestar contas de como o dinheiro público está sendo empregado”, afirmou.

Lucianne também disse que faltam formas atrativas de ensinar o tema aos jovens. “É preciso criar formas lúdicas de passar o conhecimento científico, principalmente, para o público infanto-juvenil. Nesse sentido, é fundamental utilizar as ‘transmídias’, que consistem na transmissão de informação por meio das múltiplas plataformas de comunicação, como e-books, celulares, TV digital, telas touchscreen”, completou.

O primeiro dia do evento abordará a importância da popularização da ciência e tecnologia e a história da divulgação científica no Brasil. Na oportunidade, a professora Mônica Savedra, assessora da diretoria científica da Faperj, apresentará as principais ações da instituição voltadas para o fomento na área de divulgação científica no Estado.

Informações e inscrições estão disponíveis neste link.

(Agência Gestão CT&I de Notícias com informações da Faperj)